Preta Gil, que faleceu aos 50 anos no último domingo (20/7), deixou uma profunda marca na folia carioca. Ícone dos megablocos do Centro do Rio, ela liderou seu próprio bloco durante mais de duas décadas, encantando multidões com sua energia contagiante. Em homenagem a tal trajetória, a Prefeitura do Rio, comandada por Eduardo Paes, oficializou nesta semana o nome “Circuito Preta Gil” para o percurso tradicional dos megablocos na região central da cidade.
Nesta sexta-feira (25/7), o cortejo com o corpo de Preta passou por esse trajeto, agora oficialmente batizado com seu nome, antes de chegar ao Theatro Municipal para o velório aberto ao público. Entre as 9h e as 13h, centenas de fãs, amigos e familiares prestaram suas últimas homenagens. Figuras como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Regina Casé, Bruna Marquezine e a primeira-dama Janja estiveram presentes; além do filho da cantora, Francisco Gil e o pai, Gilberto Gil, que receberam os convidados.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Preta Gil em trio elétrico, em um dos Carnavais que participouDivulgação: Felipe Panfili Preta Gil contou para o portal como foi show de retorno ao Carnaval no RioReprodução: Instagram Ivete Sangalo se declara para Preta Gil no Carnaval de SalvadorReprodução: Redes Sociais Prefeitura do Rio de Janeiro rebatiza trajeto dos megablocos para Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta GilFoto: Roberto Filho/Brazil News Francisco Gil se despede da mãe, Preta Gil, em velório no Theatro Municipal do RioFotos: Victor Chapetta/Agnews Gilberto Gil se despede da filha Preta Gil com beijo na testaFoto: Lia Maciel/MKT Cemitério da Penitência
Voltar
Próximo
Leia Também
Famosos
Gilberto Gil se despede de Preta com beijo na testa em velório
TV
Playlist que tocou no velório de Preta Gil é a mesma que ela escutava em casa
Famosos
“Onde houver amor, há Preta”, diz Ivete Sangalo em entrevista exclusiva ao portal LeoDias
TV
Gominho relembra momentos engraçados com Preta Gil e dia que a levou para hospício
Após o velório, ocorreu uma cerimônia restrita a familiares e amigos na capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, onde ocorreu a cremação. O corpo seguiu em cortejo fúnebre pelo trajeto do “Circuito Preta Gil”, acompanhado pelo Corpo de Bombeiros, em uma despedida simbólica à mulher que tanto representou para o Carnaval e para o Rio.
O decreto, publicado no Diário Oficial na terça-feira (22/7), reconhece a importância da artista na retomada do Carnaval de rua do Centro, ressaltando seu papel na afirmação desse espaço urbano como palco de cidadania cultural. Placas com o nome e a imagem da cantora já foram instaladas ao longo da Avenida Presidente Antônio Carlos e da Rua Primeiro de Março, que compõem o circuito.
Eduardo Paes expressou sua gratidão pela artista em uma publicação no X, destacando como Preta Gil conquistou o Brasil com seu carisma e alegria, inspirando gerações a se orgulharem de suas origens. “Ela vai permanecer viva na memória de todos nós com o Circuito Preta Gil de Blocos de rua! Obrigado em nome de todos os cariocas”, escreveu o prefeito.
Preta Gil enfrentou um câncer no intestino diagnosticado em janeiro de 2023 e, após interromper o tratamento em dezembro do mesmo ano, viu a doença retornar com metástases. Em busca de novas opções, viajou para Nova York em maio, mas não resistiu às complicações. Ela deixa o filho Francisco, de 30 anos, fruto do relacionamento com Otávio Müller; e a neta Sol de Maria, de 9 anos.
A artista também era conhecida por sua forte ligação com o Carnaval, onde comandou seu bloco e foi rainha da Mangueira, além de ter manifestado o desejo de que seu cortejo fúnebre fosse realizado em um trio elétrico, símbolo máximo da alegria que sempre espalhou pela cidade.