Sena Madureira lidera geração de empregos no Acre em maio com mais de mil novas vagas formais, relevam dados do MTE


O município de Sena Madureira foi destaque absoluto na geração de empregos com carteira assinada no Acre durante o mês de maio de 2025. De acordo com dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a cidade alcançou um saldo positivo de 1.054 novas vagas formais, liderando o ranking estadual com ampla vantagem.

Atualmente, Sena Madureira conta com um estoque de aproximadamente 5,7 mil empregos formais, número significativo para a realidade econômica local e que evidencia o bom momento vivido pelo município no setor de empregabilidade.

O resultado expressivo contribuiu de forma decisiva para o desempenho estadual. No total, o Acre fechou o mês de maio com 1.385 novas vagas de emprego formal, sendo que mais de 76% desse total foi impulsionado por Sena Madureira.

O relatório do Novo Caged aponta crescimento nos cinco principais setores da economia acreana em maio, com destaque para o setor de Serviços, responsável por 1.087 novos postos. A cidade de Sena Madureira tem apresentado forte atuação em serviços públicos e privados, o que pode ter impulsionado diretamente esse resultado.

Outros setores que também cresceram no estado incluem Indústria (125 vagas), Comércio (90), Construção (77) e Agropecuária (8).

Os dados também revelam que a maior parte das novas vagas em todo o estado — e por consequência em Sena Madureira — foram preenchidas por pessoas do sexo masculino (749) e com ensino médio completo (998). Os jovens de 18 a 24 anos foram o grupo com maior saldo de vagas, com 490 novos postos ocupados.

Mesmo sendo o terceiro maior município do Acre em população, Sena Madureira superou largamente cidades como Rio Branco (168 vagas) e Brasileia (43 vagas), que vieram logo atrás no ranking de geração de empregos formais em maio. Jordão (38) e Tarauacá (25) completam o top 5 estadual.

O acumulado de janeiro a maio de 2025 mostra que o Acre criou 2.688 novos empregos formais, o que representa um desempenho estável diante do total de 6.642 postos criados em todo o ano de 2024. Com o desempenho de maio, Sena Madureira consolida-se como peça-chave na retomada da economia acreana.

O bom resultado coloca o município em posição de destaque não apenas no cenário estadual, mas também como exemplo de interiorização do desenvolvimento econômico no Brasil.

Categories: SENA MADUREIRA
Tags: DESTAQUE