Socorro Neri articula reunião com relator do PNE para defender fator amazônico na educação

A deputada federal Socorro Neri promoveu, nesta terça-feira (15), uma reunião com o relator da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE), deputado Moses Rodrigues, para apresentar as demandas da região amazônica no novo plano que passa a vigorar a partir de 2026.

O encontro reuniu representantes do Acre e de outros estados da Amazônia Legal e teve como principal pauta a inclusão do “fator amazônico”, que reconhece as especificidades da Educação do Campo, das Águas, das Florestas e Indígena.

Socorro Neri defendeu um modelo de financiamento diferenciado, argumentando que não é possível aplicar os mesmos critérios de outras regiões em áreas de difícil acesso. O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, reforçou o apelo, pedindo atenção às desigualdades históricas da região.

O relator Moses Rodrigues se comprometeu a buscar soluções técnicas e a ampliar o diálogo com os parlamentares da região amazônica.

Participaram representantes dos governos do Acre, Tocantins, Amapá e Amazonas, além de membros da UNDIME, conselhos estaduais de educação e sindicatos.

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE