Início / Versão completa
Geral

Tia de jovem internado por envenenamento presta novo depoimento

Por Metrópoles 15/07/2025 12:26
Publicidade

A tia de Lucas da Silva Santos, de 19 anos, jovem que passou mal depois de comer um bolinho de mandioca supostamente envenenado na noite da última sexta-feira (11/7), presta novo depoimento à polícia na tarde desta terça-feira (15/7), em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista. A mulher é acusada de envenenar Lucas com chumbinho, que teria sido colocado em bolinhos de mandioca enviados por ela. O jovem está internado em estado grave na UTI.

Publicidade

Segundo o boletim de ocorrência, obtido pelo Metrópoles, toda a família da vítima ingeriu o alimento. Contudo, cerca de meia hora depois, após o jovem ainda ter jantado com a família, ele começou a passar mal e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UTI) União, com ajuda de um vizinho.

3 imagensFechar modal.1 de 3

Lucas da Silva Santos

Publicidade

Reprodução/Redes sociais2 de 3

Lucas da Silva Santos

Reprodução/Redes sociais3 de 3

Lucas da Silva Santos

Reprodução/Redes sociais

Na unidade de saúde, o médico informou à família que a vítima tinha sido envenenada, após o jovem apresentar quadro clínico compatível a envenenamento por “chumbinho”.

Leia também

A hipótese da presença de veneno no organismo do jovem foi reforçada após a vítima ter sido transferida ao Hospital de Urgências. No local, a equipe médica pediu a presença da Guarda Municipal, “pois o paciente apresentava um quadro de intoxicação por agentes anticolinesterase”, diz o relatório policial.

Bolinho envenenado

Jovem jantou comida feita pela mãe

Momento antes de começar a passar mal, Lucas ainda jantou com a família depois de comer os bolinhos de mandioca supostamente envenenados. A comida do jantar foi preparada pela mãe da vítima.

Os familiares afirmaram que também jantaram a comida preparada pela mãe e ninguém passou mal. De acordo com a polícia, os alimentos foram colhidos pela perícia e passam por examinação para constatação do veneno.

Versão da tia do jovem

A tia de Lucas compareceu ao 3° Distrito Policial para prestar esclarecimentos sobre o caso. Ela disse ter feito os bolinhos de mandioca em casa e que enviou cinco exemplares para a casa do irmão, pai do jovem.

Ao contrário do que disseram os pais da vítima, a tia afirmou que mantém bom relacionamento com a família do irmão, mas que eles estavam um pouco afastados recentemente.

A mulher negou ter adicionado veneno nos bolinhos e afirmou que inclusive que ela e seus animais de estimação comeram o mesmo alimento e que ninguém passou mal.

Investigações

Na casa da vítima e da tia dela foram coletadas amostras das massas e dos ingredientes dos bolinhos, e dos alimentos ingeridos pela vítima.

Os materiais passarão por perícia criminal. As autoridades pediram um exame toxicológico para a vítima ao Instituto Médico Legal (IML).

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Saúde, afirmou que o jovem segue internado em leito de terapia intensiva, em estado grave, mas estável, com suporte ventilatório e vigilância neurológica.

Ainda de acordo com a administração municipal, a equipe começou a desligar a sedação para avaliar possíveis sequelas neurológicas. O paciente segue realizando hemodiálise.

O caso foi registrado como homicídio e está sendo investigado pelo 8° Distrito Policial (São Bernardo do Campo).

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.