Traçado da ferrovia bioceânica pode ser alterado para seguir pela BR-364 até o Peru

O projeto da ferrovia bioceânica, que pretende ligar o Brasil ao Oceano Pacífico por meio do Peru, pode sofrer alterações significativas no trecho que atravessa o Acre. Inicialmente prevista para passar pela região do Alto Acre, a linha férrea poderá seguir o traçado da BR-364 em direção a Cruzeiro do Sul, cruzando a fronteira até a cidade de Pucallpa, no Departamento de Ucayali, no Peru.

A possibilidade foi apontada em matéria publicada pelo jornal peruano El Comercio, com base em informações obtidas pelo jornalista Carlos Gonzales, que teve acesso a detalhes atualizados do projeto em elaboração pelo governo peruano.

De acordo com o ministro da Economia e Finanças do Peru, Raúl Pérez Reyes, o governo pretende modernizar e estender a Ferrovia Central Andina — atualmente ligando Cerro de Pasco à capital Lima — até a cidade de Pucallpa, que está localizada a apenas 181 quilômetros, em linha reta, de Cruzeiro do Sul.

“Nossa responsabilidade é conectar melhor as cidades peruanas, e isso passa por levar a ferrovia até o litoral. Vamos elaborar os termos de referência para esse projeto”, afirmou o ministro durante evento realizado na cidade de Huánuco.

A proposta inclui não apenas a construção do novo trecho até Pucallpa, como também a reestruturação da linha ferroviária existente entre Cerro de Pasco e Lima. Com isso, será possível o acesso a diferentes portos peruanos, como Callao e Chancay, a depender do tipo de carga transportada.

O governo peruano já possui uma estimativa preliminar de investimento para o trecho entre Pucallpa e Chancay: US$ 14,38 bilhões. O plano prevê a construção de uma linha de tráfego misto, apta ao transporte de passageiros e cargas, com extensão total de 904 quilômetros. O trajeto deverá atravessar regiões de costa, montanha e selva central do Peru.

Segundo os dados técnicos divulgados, estão previstos 51 quilômetros de pontes, 156 quilômetros de túneis e 97 quilômetros de viadutos.

Categories: Geral
Tags: DESTAQUE