Wagner Moura no Oscar? Especialistas dizem que ainda é cedo, mas não custa sonhar

Wagner Moura no Oscar? Especialistas dizem que ainda é cedo, mas não custa sonhar

Ainda faltam alguns meses para descobrirmos quem serão os próximos concorrentes às estatuetas do Oscar, mas a Variety já nos deu um gostinho da premiação ao anunciar nesta semana sua seleção de possíveis indicados, que conta inclusive com Wagner Moura concorrendo a Melhor Ator. Ao portal LeoDias, especialistas da sétima arte dizem que ainda é cedo para entrarmos em “modo Copa do Mundo”; mas há sim um espacinho para criarmos nossas expectativas.

De formas gerais, é um consenso entre as especialistas de que o feito histórico do astro de “Agente Secreto”, o primeiro brasileiro a vencer na categoria “Melhor Ator” em Cannes, é sim um forte critério para uma indicação – e para os supersticiosos, o fato de que a outra primeira brasileira é ninguém menos que Fernanda Torres, serve apenas para aumentar a torcida.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Wagner Moura em “O Agente Secreto”Divulgação Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura no set de “O Agente Secreto”Reprodução: Instagram O Agente Secreto em Cannes (Reprodução/Instagram)O Agente Secreto em Cannes (Reprodução/Instagram) Wagner Moura em “O Agente Secreto”Divulgação Wagner Moura em “O Agente Secreto”Divulgação Wagner Moura e Kleber Mendonça FilhoReprodução/Instagram

Voltar
Próximo

Leia Também

Cultura
“O Agente Secreto”: Os esforços para colocar filme com Wagner Moura no circuito global

Cultura
“Não quero mais passar um ano sem filmar no Brasil’, afirma Wagner Moura

Cultura
“O Agente Secreto” já tem data de estreia no Brasil; saiba quando!

Famosos
Filho de Wagner Moura choca web com semelhança com pai: “Herdou o molho”

No mundo das premiações internacionais, porém, nem tudo sem flores; principalmente para os brasileiros. A professora de cinema da ESPM Cyntia Calhado lembra que, por mais que a indicação de Torres e vitórias como a de “Parasita”(2019) tenham quebrado paradigmas, a premiação do Oscar continua muito fechada ao mercado norte-americano.

“O Oscar tem ampliado sua base de membros, temos mais profissionais de várias partes do mundo incluindo da América Latina entre os votantes [da Academia]. Nós podemos até estar sim trabalhando com uma ampliação de filmes de língua não-inglesa [na lista de indicados] mas é importante a gente considerar que a questão da barreira da linguística ainda é uma realidade”, avalia.

A crítica de cinema e votante do Globo de Ouro Barbara Demerov, porém, ressalta para uma importante qualidade de Wagner Moura, que pode ser o grande trunfo do ator em uma futura maratona a prêmios como o Oscar ou o próprio Globo de Ouro: a carreira internacional do ator.

Com um currículo incluindo filmes como “Guerra Civil” (2024), “Elysium” (2013) e “Gato de Botas 2: O Último Desejo” (2022), sem esquecer, claro, do sucesso de “Narcos” (2016), Wagner já começa algumas posições a frente nesse “GP do Oscar” justamente por já ser um rosto conhecido dos votantes norte-americanos.

“Wagner Moura já tem uma carreira sólida fora do Brasil, então também há alguma chance dele ser sim indicado na categoria de atuação; caso a campanha do filme seja expressiva lá fora – assim como a de ‘Ainda Estou Aqui’ foi”, ressalta Demerov.

Com ou sem indicação ao Oscar, é consenso que em 2025 o cinema brasileiro continua com um desempenho brilhante nas premiações internacionais: além de “Agente Secreto”, que conquistou quatro prêmios na França, temos também “O Último Azul”, do também pernambucano Gabriel Mascavo, que conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim.

“É claro que nós sempre vamos torcer por um Oscar. Mas assim como o cinema brasileiro não começou com o ‘Ainda Estou Aqui’, se o Brasil não ganhar um segundo Oscar não significa que o cinema brasileiro vá acabar. Importante é que estamos fazendo filmes maravilhosos que dialogam com o público daqui e de fora”, celebra Renata Almeida Magalhães, uma das mais importantes produtoras do mercado nacional e primeira presidente da Academia Brasileira de Cinema.

E falando em Academia Brasileira de Cinema, Renata ainda deu fortes indícios de que “O Agente Secreto” será sim um dos favoritos a concorrerem a uma vaga ao Oscar: “Essa decisão cabe a comissão que será eleita pela Academia Brasileira de Cinema, que é soberana na escolha do filme. Mas ‘O Agente Secreto’ é sim um forte candidato a representar o Brasil no Oscar”, conta à reportagem do portal LeoDias.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: cinemacinema nacionalCulturaO Agente SecretoOscar 2026Wagner Moura