Início / Versão completa
Geral

Aeroporto de Guarulhos é reprovado em avaliação de qualidade da Anac

Por Metrópoles 20/08/2025 08:26
Publicidade

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), na Região Metropolitana de São Paulo, foi reprovado em uma avaliação anual realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a qualidade do serviço prestado.

Publicidade

O aeroporto foi o único a receber uma nota negativa dentre os 12 avaliados, com -1,0519%. O Painel de Indicadores de Qualidade de Serviços de Aeroportos Concedidos faz parte de uma iniciativa de monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços de aeroportos concedidos à iniciativa privada que movimentam mais de 5 milhões de passageiros por ano.

Leia também

Guarulhos foi reprovado devido a problemas na limpeza de banheiros, falta de conforto nos terminais de embarque e excesso de barulho. Somado a isso, o aeroporto não atinge o número mínimo de embarque por pontes em voos domésticos e internacionais, fazendo com que passageiros tenham que se deslocar com ônibus.

O indicador de qualidade é utilizado como uma das formas de cálculo da taxa de embarque paga. A GRU Airport, concessionária responsável pela administração do aeroporto, está sujeita ao pagamento de multas por falhas no contrato com base na avaliação, segundo a agência.

Em nota, a GRU Airport afirmou que obteve aumento de 40% na percepção dos passageiros em comparação com a pesquisa anterior. Destacou, ainda, que entre os anos de 2016 e 2024 investiu mais de R$ 670 milhões em melhoras na infraestrutura do aeroporto, como manutenção de pisos, reforma de banheiros, readequação de equipes de limpeza e manutenção das áreas de circulação.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.