Amanda Klein: “Cada vez mais, o trabalho do jornalista se torna importante e desafiador”

No dia 9 de junho, além da chegada de José Luiz Datena para comandar o programa “Brasil do Povo”, a Rede TV! também promoveu novidades na apresentação do RedeTV! News”, com um formato mais dinâmico, moderno e cenário renovado, ancorado por Amanda Klein. Ela, uma das jornalistas mais respeitadas do país.

“Em uma sociedade onde qualquer coisa pode virar verdade, a missão do jornalismo é ainda mais primordial”, declara a profissional, sobre a importância de checar os fatos.

Confira outros trechos da entrevista com Amanda Klein:

Entre os telejornais principais das emissoras de TV aberta, o RedeTV! News é um dos poucos apresentado exclusivamente por uma mulher. Existe algum desafio ou sentimento especial?

AK- Essa é mais uma prova de que a RedeTV! está sempre na vanguarda, inovando e demonstrando preocupação em atender à diversidade e à igualdade entre os gêneros.

Já estou há mais de 13 anos na RedeTV!, boa parte desse tempo à frente do RedeTV! News, ao lado de colegas e parceiros excelentes, jornalistas prestigiados e reconhecidos no meio, como Augusto Xavier, na maior parte desse período, e Boris Casoy, por quem tenho imenso carinho e de quem me orgulho pelo tempo que passamos juntos. Portanto, sinto muito reconhecimento ao apresentar o jornal sozinha e também uma grande responsabilidade.

Recentemente, o RedeTV! News passou por uma reformulação. Quais foram as principais mudanças e como elas impactam a forma de apresentar o telejornal ao público?

AK- O novo formato do RedeTV! News deixou o jornal mais dinâmico, com informações mais rápidas para o telespectador, elegendo os principais assuntos do dia, fazendo uma comunicação menos formal e mais interativa com os repórteres.

A gente já faz esse trabalho de antemão para o telespectador, entrega para ele um cardápio variado, fazendo um passeio mesmo, como um sobrevoo, pelos principais assuntos do dia e aprofundamos o que achamos mais importante, com links, análises e comentários. Sinto mais liberdade também, não é um modelo tão rígido. Em 35 minutos dá para conversar, comentar, fazer análises e ir apurando informação ao vivo.

Como a RedeTV! combate as fake news?

AK- O combate às fake news é um trabalho constante de todo o jornalismo. Aliás, eu acho que o jornalismo tem que ser a antítese, o exato oposto das fake news, porque envolve apuração com diversas fontes, checagem e rechecagem. É como se fosse uma cadeia de produção mesmo, que passa por várias etapas até a informação chegar ao ar. E pode ter certeza de que ela está apurada da maneira mais responsável e incisiva, ouvindo todos os lados. Essa é a nossa obrigação, a primordial do jornalismo. Se, porventura, alguma coisa errada for ao ar, o nosso compromisso é imediatamente corrigir o erro.

Na sua visão, qual é o papel do jornalismo como instrumento de informação na sociedade atual?

AK- O jornalismo está passando por um momento de muitos desafios e isso tem a ver com a pergunta anterior, com o combate às fake news, porque hoje existe uma horizontalidade do conhecimento e da informação. É como se qualquer pessoa na rede social passasse pelo mesmo processo que o jornalista passa. Embora todo mundo tenha o direito de dar a sua opinião e manifestar sua posição, a obrigação do jornalismo profissional, hoje mais do que nunca, é a busca pelos fatos e a apuração correta das informações.

Em uma sociedade onde qualquer coisa pode virar verdade, a missão do jornalismo é ainda mais primordial. Pela velocidade alucinante das informações, que muitas vezes não são corretamente checadas, ou então de pessoas que distorcem os fatos, além da inteligência artificial, cada vez mais, o trabalho do jornalista se torna importante e desafiador.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Amanda KleinColunasFlávio Ricco