Atlético-MG e Cruzeiro se encaram nesta quarta-feira (27/8), às 19h30, na Arena MRV, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de mando do Galo promete lotar o estádio com a torcida alvinegra e marcar mais um capítulo da longa rivalidade mineira, que já contabiliza 20 confrontos em mata-matas no século XXI.
No histórico recente, o confronto mais lembrado é a decisão da Copa do Brasil de 2014, quando o Atlético-MG conquistou seu primeiro título na competição. No jogo de ida, no Independência, o Galo venceu por 2 a 0, com gols de Luan e Jesús Dátolo, e consolidou a vantagem na partida de volta no Mineirão, com gol de Diego Tardelli, fechando o agregado em 3 a 0.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Jogadores do Galo celebram classificação com Everson, o herói da noite.Jogadores do Galo celebram classificação com Everson, o herói da noite. Pedro Souza/Atlético Kaio Jorge em Cruzeiro 2×0 JuventudeFoto: Rodney Costa
Lucas Figueiredo/CBF
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“O Brasil está carente de um camisa nove”, diz Túlio Maravilha
Esportes
“Predador” do mercado da bola: Entenda por que o Zenit está tirando jogadores do Brasil
Esportes
“Ancelotti vai levar o Brasil ao título da Copa”: diz Pato, ex-comandado do técnico
Esportes
4 anos de Lei da SAF: o que mudou no futebol brasileiro?
Desde então, as equipes já se encontraram em diversas fases de mata-mata, incluindo a Copa do Brasil de 2019, quando o Cruzeiro avançou com 3 a 2 no agregado. Ao todo, o Cruzeiro se classificou em 12 duelos eliminatórios, enquanto o Atlético venceu sete. Nos 19 confrontos, os times registraram 37 jogos, com 49 gols da Raposa e 42 do Galo.
No Campeonato Mineiro de 2024, o Atlético-MG venceu a final contra o Cruzeiro, consolidando a quinta conquista seguida do estadual, com placares de 2 a 2 na ida e 3 a 1 na volta. Essa vantagem recente reforça a confiança do Galo para o confronto desta quarta-feira.
Atlético-MG: força e novidades
O técnico Cuca poderá contar com um reforço importante: o zagueiro Lyanco, que voltou a treinar após lesão e estava ausente nos jogos contra Godoy Cruz e São Paulo. A provável escalação do Galo deve ter Everson; Natanael, Vitor Hugo (ou Lyanco), Alonso e Arana; Alan Franco, Alexsander e Gustavo Scarpa; Cuello, Renier e Hulk. A equipe chega para o duelo com a moral de ter vencido a final do Mineiro e busca aproveitar o mando de campo para abrir vantagem no confronto.
Cruzeiro: desafios e possibilidades
O técnico Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com o lateral direito Fágner, mas terá à disposição William, que retornou após desfalcar o jogo contra o Mirassol. A provável formação da Raposa inclui Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Wanderson, Matheus Pereira e Kaio Jorge. O Cruzeiro chega pressionado pelo retrospecto recente, mas busca aproveitar eventuais espaços deixados pelo adversário para buscar gols fora de casa e abrir o jogo para a volta no Mineirão, em 11 de setembro.
Expectativas
O clássico desta quarta deve ser marcado por equilíbrio, intensidade física e estratégias ofensivas. O Atlético-MG tenta impor o ritmo dentro da Arena MRV, enquanto o Cruzeiro aposta em transições rápidas e contragolpes para surpreender o rival. O histórico recente e a força das equipes indicam um duelo de alta tensão, com tradição e rivalidade em jogo, que promete eletrizar a torcida mineira.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!