Expoacre impulsiona renda de ambulantes e fortalece economia informal no Acre

Itens infantis estão entre os mais vendidos na feira agropecuária. Foto: Alice Leão/Secom

Além de ser palco de grandes negócios e atrações culturais, a Expoacre também tem sido uma importante fonte de renda para quem trabalha por conta própria. Ao circular pelo Parque de Exposições Wildy Viana, é fácil encontrar vendedores ambulantes oferecendo uma grande variedade de alimentos e produtos, desde brinquedos infantis até delícias tradicionais como pipoca e churros.

Cadastrados com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com o governo do Estado, os microempreendedores aproveitam a movimentação intensa de visitantes para aumentar seus ganhos. Para muitos deles, como o ambulante Edson Jesus Oliveira, a feira representa uma oportunidade essencial. “Todo ano eu trabalho aqui e melhora minha renda. Graças a Deus, as vendas estão boas. É muito bom que o governo mantenha esse evento, porque a gente consegue levar dinheiro pra casa”, afirmou.

Edson celebra sucesso na vendas de brinquedos. Foto: Alice Leão/Secom

A Expoacre valoriza o empreendedorismo local e abre espaço para a economia informal, reconhecendo a importância desses trabalhadores para o desenvolvimento do estado. E criatividade não falta. Fábio Luís de Oliveira, que já trabalha há 35 anos na feira, apostou este ano no “morango do amor” — uma febre nas redes sociais. “Está sendo um sucesso! Vendo de 50 a 60 por noite. Preciso repor o estoque toda hora”, contou animado.

As novidades gastronômicas, no entanto, não tiram o brilho das receitas mais tradicionais. Banana frita, algodão-doce, milho cozido e canjica ainda são procurados por quem visita o parque. Cleilson Macedo, que atua há mais de dez anos vendendo produtos à base de milho, reforçou a importância da feira para os pequenos empreendedores. “O movimento está top. Eventos como esse são fundamentais pra gente”, disse.

Foto: Alice Leão/Secom

Com cada vez mais espaço para os microempreendedores, a Expoacre se consolida como uma vitrine de oportunidades para quem depende da própria força de trabalho para garantir o sustento.

Via Agência de Notícias do Acre.

Categories: ACRE