Um gesto de generosidade feito por uma família do Acre está ajudando a transformar vidas. Nesta semana, a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, realizou um importante conjunto de transplantes de fígado, rins e córneas, graças à autorização para a doação de múltiplos órgãos feita por familiares de um paciente local.
Com a doação, um paciente recebeu um fígado, dois outros foram beneficiados com rins e duas córneas foram captadas, que em breve poderão devolver a visão a mais duas pessoas.
Além do impacto direto na vida dos receptores, o caso também representa um avanço logístico e clínico. Isso porque, segundo a equipe da Fundhacre, trata-se de um doador local, o que reduz significativamente o tempo de isquemia — período em que o órgão permanece fora do corpo até ser transplantado. Quanto menor esse tempo, maiores as chances de sucesso da cirurgia e recuperação do paciente.
“Geralmente, buscamos doadores em outras cidades, e isso aumenta o tempo de isquemia. Ter um doador aqui em Rio Branco muda tudo. Com essa doação, será possível salvar pelo menos três vidas que estavam na fila de espera”, destacou um dos profissionais da equipe multiprofissional da Fundhacre.
As cirurgias aconteceram na própria unidade hospitalar, que vem se consolidando como referência regional em transplantes. Com esse procedimento, foi realizado o 106º transplante hepático e os 10º e 11º transplantes renais desde a retomada do programa de transplantes da instituição.
Os pacientes transplantados estão em plena recuperação, sendo acompanhados de perto por uma equipe especializada.
A Fundhacre aproveitou o momento para reforçar a importância da conscientização da população sobre a doação de órgãos. A fila de espera ainda é grande, e cada doação pode significar um recomeço para várias pessoas.
“Converse com sua família sobre esse desejo. Mesmo após a partida, é possível dar continuidade à vida de outras pessoas”, diz a publicação oficial da instituição.
Doar órgãos é um ato de amor que ultrapassa o tempo. Para ser um doador, avise seus familiares. Eles são os responsáveis por autorizar a doação.