Mulheres, atenção! Você sabe quantas vezes por semana deve lavar o cabelo? A resposta desta matéria pode surpreender e é diferente de tudo o que você já ouviu. Em entrevista ao portal LeoDias, a dermatologista Dra. Marcela Mendes explicou quais cuidados são essenciais para manter a saúde dos fios.
“Não existe uma frequência única que sirva para todo mundo. Isso varia conforme o tipo de cabelo, o estilo de vida e até o clima da região onde a pessoa vive. De forma geral, para manter a higiene do couro cabeludo, recomendo de uma a três lavagens por semana. Já para quem pratica atividade física diariamente, transpira muito ou tem condições como a dermatite seborreica, a frequência deve ser maior. Importante destacar que não existe um limite máximo: o cabelo pode (e deve) ser higienizado sempre que houver necessidade, desde que com produtos adequados”, afirmou.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Mulher esfregando o couro cabeludoReprodução kenvue.com Mulher esfregando o couro cabeludoReprodução softhair.com.br Mulher lavando os cabelos no salãoReprodução phlaboratories.com.br
Voltar
Próximo
Leia Também
Famosos
“Cor de burro quando foge”, brinca João Campos sobre cor do cabelo após fazer o “nevou”
Música
“Mecha do cabelo e uma mãozinha”: Fãs lutam para conseguir ver Shakira no hotel
TV
“Posso estar de cabelo descolorido ou de paletó na ONU”, diz João Campos ao rebater título de “prefeito TikTok”
Carla Bittencourt
“Vale Tudo” recria cena de “Laços de Família”: Com leucemia, Afonso raspa o cabelo
Lavar os fios com muita frequência ou pouca pode causar problemas, segundo a médica. Lavar o cabelo poucas vezes favorece a proliferação do fungo Malassezia sp. e de bactérias, o que pode agravar caspa e coceira. Já lavar em excesso só costuma ser prejudicial quando se usam produtos muito agressivos, que podem ressecar e quebrar os fios. Nesse caso, a solução é apostar em shampoos suaves, que permitem higienizar o couro cabeludo com segurança, sem comprometer a saúde dos fios.
Pode dormir com o cabelo molhado?
A resposta vai surpreender você! “Pode, mas não é o mais recomendado. O fio molhado é mais frágil e o atrito com o travesseiro aumenta a chance de quebra. Além disso, manter o couro cabeludo úmido por longos períodos pode, em pessoas predispostas, favorecer a proliferação de fungos como a Malassezia, relacionada à dermatite seborreica”, declarou a esepecialista.
Cuidados para quem pratica atividade física
Conforme a profissional de saúde, antes e durante o treino, é interessante aplicar óleos ou leave-ins nas pontas para proteger os fios do suor e prender o cabelo de forma delicada, com elásticos de tecido, evitando puxar demais sempre no mesmo ponto (o que pode levar à alopecia por tração).
“Após o treino, é importante higienizar o couro cabeludo para retirar o suor. Quem pratica atividade física diariamente pode optar por shampoos suaves ou pelo método co-wash, que utiliza condicionadores de limpeza específicos, ajudando a manter os fios mais hidratados”, finalizou.