Flamengo x CBF: clube critica mudança no calendário do Brasileirão e cita “favorecimento”

Flamengo x CBF: clube critica mudança no calendário do Brasileirão e cita “favorecimento”

O Flamengo subiu o tom contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por conta das mudanças no calendário do Campeonato Brasileiro de 2025. A entidade que rege a modalidade no país anunciou, no sábado (23/8), a inversão de datas entre a competição e a Copa do Brasil, o que desagradou o Rubro-Negro.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (25/8), os cariocas classificaram a mudança, assinada pelo Diretor de Competições Júlio Avellar, como “decisão unilateral”. O Flamengo se sente prejudicado por ter perdido as datas que seriam utilizadas para descanso, já que o clube foi eliminado da competição de mata-mata e aproveitaria o período para a preparação para o restante da temporada.

Veja as fotosAbrir em tela cheia FlamengoReprodução/x: @Flamengo @rafaelribeirorio l CBF Gilvan de Souza/Flamengo Xaud e o novo técnico da seleção brasileira, Carlo AncelottiFoto: Rafael Ribeiro/CBF Gilvan de Souza/Flamengo

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
Nos pênaltis, Flamengo vence Barcelona e é bicampeão do Mundial Sub-20

Esportes
8×0: Flamengo protagoniza maior goleada da história do Brasileirão contra o Vitória

Esportes
São Paulo paga parcela de dívida atrasada e se livra de bloqueio da Fifa. Entenda!

De acordo com o documento, a incompatibilidade de datas com o Intercontinental de Clubes (antigo Mundial de Clubes) foi uma questão levantada pelo próprio clube, durante o Conselho Técnico da Série A, em março. No entanto, a CBF não teria sugerido alguma ação para lidar com a situação àquela altura.

A nota ressalta que a antecipação das rodadas finais do Brasileirão inserem uma carga maior de jogos e longa viagens em um intervalo reduzido à equipe. O período após as datas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, conhecidas como Data FIFA, é motivo de uma preocupação ainda maior, já que o prazo mínimo de 66 horas entre partidas deve ser desrespeitado: “Tal cenário compromete o planejamento esportivo da temporada e, sobretudo, a saúde dos atletas”.

Um suposto favorecimento a clubes que não participam da Copa Libertadores da América também é citado: “Criando um desequilíbrio esportivo inadmissível em um torneio que deveria prezar pela isonomia entre seus competidores”. Entre os três primeiros colocados (Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro), apenas os mineiros estão fora da competição continental.

“Chama a atenção, ainda, o fato de a CBF sistematicamente negar pedidos pontuais de ajustes de tabela sob a alegação de interesses televisivos, mas, contraditoriamente, impor de forma unilateral a antecipação de tantas rodadas, sem levar em consideração a opinião de um clube diretamente envolvido na disputa da Libertadores”, finaliza a nota do Flamengo.

As discordâncias entre Flamengo e CBF
A CBF considera a mudança no calendário uma questão de necessidade. No modelo anterior, haveria um conflito entre as datas das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro e do Intercontinental de Clubes (antigo Mundial de Clubes), torneio cujo classificação é conquistada por meio do título da Libertadores, na América do Sul.

Flamengo, Palmeiras e São Paulo são os únicos brasileiros vivos nas quartas de final da competição, portanto, também os únicos com chances de levantar o troféu. Caso o campeão continental saia do Brasil, como ocorreu nos últimos seis anos, este clube deveria abrir mão das rodadas finais do Brasileirão, criando um problema no campeonato nacional.

Para a CBF, que faz questão que a competição termine em 2025, não há a possibilidade de adiamento dessas rodadas.

A nota completa do Flamengo
“O Clube de Regatas do Flamengo manifesta sua discordância em relação à decisão unilateral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assinada pelo Diretor de Competições Júlio Avellar, de alterar o calendário oficial do Campeonato Brasileiro já com mais da metade da competição disputada.

O fato de o Torneio Intercontinental de Clubes estar programado para dezembro de 2025 já era de conhecimento da CBF desde fevereiro, quando foi anunciado o calendário do ano. Portanto, não há qualquer novidade que justifique a medida adotada. No Conselho Técnico da Série A, em março deste ano, foi o próprio Flamengo quem levantou esta questão, sem que houvesse nenhuma sugestão ou solução apresentada pela CBF naquele que era o fórum adequado para tais medidas.

A decisão, que antecipa rodadas e encurta o período de disputa, impõe ao Flamengo uma carga maior de jogos e longas viagens em intervalo reduzido, em alguns casos desrespeitando inclusive o prazo mínimo de 66 horas entre partidas — especialmente após datas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Tal cenário compromete o planejamento esportivo da temporada e, sobretudo, a saúde dos atletas.

A medida ainda favorece indiretamente clubes que não participam da atual edição da Copa Libertadores da América, criando um desequilíbrio esportivo inadmissível em um torneio que deveria prezar pela isonomia entre seus competidores.

Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos, a integridade da tabela sempre foi preservada, com ajustes pontuais apenas em situações excepcionais. Em mais de duas décadas, jamais houve alteração de tamanha magnitude com a competição em andamento. A decisão demonstra pouco apreço pela organização que o futebol brasileiro exige, desrespeitando atletas, clubes, torcedores, patrocinadores, detentores de direitos de transmissão e toda a indústria do esporte.

Chama a atenção, ainda, o fato de a CBF sistematicamente negar pedidos pontuais de ajustes de tabela sob a alegação de interesses televisivos, mas, contraditoriamente, impor de forma unilateral a antecipação de tantas rodadas, sem levar em consideração a opinião de um clube diretamente envolvido na disputa da Libertadores.

O Flamengo reafirma seu compromisso com a disputa do Campeonato Brasileiro, com a integridade esportiva, com a lisura da competição e com o respeito aos seus milhões de torcedores.

Diante do exposto, o clube cobra da CBF, em especial de seu presidente Samir Xaud, que reconsidere a decisão, a fim de preservar a credibilidade de um dos maiores torneios do futebol mundial.

Clube de Regatas do Flamengo”.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: BrasileirãoCampeonato BrasileiroCBFESPORTESFlamengo