Em um discurso na sede da Cooperacre, em Rio Branco, o governador Gladson Cameli agradeceu a visita do presidente Lula ao Acre e elogiou o chefe do Executivo federal por sua capacidade de unir diferentes espectros políticos.
“Presidente, quero aqui quebrar os protocolos e dizer que o senhor é bom. É bom porque conseguiu unir esquerda e direita num evento. Isso é muito importante”, declarou Cameli, ressaltando que a visita demonstra respeito e preocupação com o estado.
O governador enfatizou que a vinda do presidente é um gesto de respeito à população acreana e que, apesar das discussões políticas que devem ficar para o período eleitoral, o momento é de união. “A vinda do senhor aqui representa respeito e preocupação com o Acre. O senhor tem feito muito pelo Acre e aqui eu tenho que reconhecer isso.”
Cameli destacou a importância de trabalhar em conjunto com o Governo Federal e prestou contas de ações em diversas áreas que se beneficiam de convênios federais. Ele citou:
- Educação: O programa “Prato Extra”, que fornece uma refeição a mais para os estudantes, inclusive durante as férias, como uma iniciativa que combate a fome e a evasão escolar.
- Habitação: A entrega de mais de 18 mil títulos de propriedade e a construção de mais de 2 mil unidades habitacionais em parceria com o governo federal.
- Segurança: Agradeceu pelas unidades da Casa da Mulher Brasileira e solicitou mais investimentos para o combate à violência contra a mulher.
Pedidos e Projetos Futuros
O governador aproveitou para reforçar pedidos importantes para o Acre, como a recuperação e manutenção da BR-364, obra fundamental para o escoamento da produção e para o fim do isolamento do estado.
Ele também mencionou o potencial da Ferrovia Transoceânica como um novo marco de desenvolvimento logístico para o estado, garantindo o apoio do governo local para sua implantação.
Cameli reiterou o seu compromisso de trabalhar em harmonia com o governo federal. “Eu disse à época [da eleição de Lula] que estávamos prontos para trabalhar em harmonia com o Governo Federal buscando o entendimento e a superação dos desafios pelo bem das pessoas e acima dos interesses políticos”, finalizou.