O governo do Acre deu início, nesta quarta-feira (6), a mais uma operação de limpeza no Rio Acre, em Rio Branco. A ação é coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) e faz parte da campanha “Limpa Rio Acre: salvando nossas águas”, que tem como foco a retirada de resíduos acumulados no leito e nas margens do rio.
De acordo com a presidente do Deracre, Sula Ximenes, a iniciativa segue uma orientação direta do governador Gladson Cameli. “Estamos trabalhando para garantir o fluxo das águas, a preservação ambiental e o bem-estar da população da capital”, destacou.
Aproveitando o período de estiagem, as equipes atuam com o apoio de três caçambas, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, caminhão prancha, barco de apoio e dez trabalhadores. A estratégia facilita o acesso aos resíduos, que em alguns casos estão submersos.
Em 2024, a campanha já havia alcançado bons resultados, com a remoção de mais de 600 toneladas de entulhos e 800 pneus do rio. Neste ano, os trabalhos se concentram em áreas estratégicas de Rio Branco, como os bairros Base, Gameleira, Mercado Elias Mansour e região da Quarta Ponte.
A ação reforça o compromisso do governo com a recuperação do Rio Acre e a melhoria da qualidade de vida da população ribeirinha e urbana da capital.