O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira (20) que o governo brasileiro vai adquirir produtos perecíveis, como frutas, peixes e carnes, que estavam destinados à exportação, para atender a programas nacionais de alimentação.
Segundo Teixeira, os produtos comprados pelo governo terão como destino a merenda escolar, a alimentação das Forças Armadas, hospitais, restaurantes universitários e programas voltados a populações em situação de insegurança alimentar.
“O governo vai estimular que estados e municípios adquiram esses produtos por meio dos programas públicos de alimentação escolar, garantindo qualidade na merenda”, afirmou o ministro.
Paulo Teixeira explicou que a medida surge para evitar desperdício de alimentos e proteger a cadeia produtiva. Alguns produtos, como castanha e café, são exportados rapidamente para outros países, mas perecíveis como mel, açaí, uva e peixes deverão ser absorvidos pelos programas nacionais de compras públicas.
Em relação à carne, o ministro destacou que ela pode ser estocada e redirecionada, enquanto os produtos mais perecíveis precisam ser consumidos rapidamente.
O governo pretende incluir a aquisição desses produtos em todos os editais de compras públicas, garantindo que não haja perdas de alimentos e protegendo os empreendedores e exportadores.
“Os exportadores venderão os produtos pelo preço do mercado interno. O governo não tem como pagar o preço em dólar, mas consegue adquirir pelo valor praticado no mercado interno, protegendo a cadeia produtiva e evitando desperdício”, disse Teixeira.