Haddad confirma reunião com secretário do Tesouro dos EUA para discutir tarifaço

Haddad confirma reunião com secretário do Tesouro dos EUA para discutir tarifaço

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que se reunirá virtualmente com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, no dia 13 de agosto. A conversa, segundo o ministro, tem como objetivo discutir a recente decisão do governo norte-americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA.

O encontro foi oficializado por meio de um e-mail da equipe de Bessent, recebido nesta quarta-feira (6/8). “Já temos data e hora marcadas. A reunião está confirmada”, disse Haddad a jornalistas.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Haddad elogia decisão do STF sobre IOF e diz que medida fortalece instituiçõesReprodução: Agência Brasil Presidente Lula e Ministro da Fazenda, Fernando HaddadFoto: Wilton Júnior/Estadão Fernando HaddadReprodução: Redes Sociais Fernando Haddad fala em coletiva de imprensa sobre a mudança no IOFReprodução Haddad durante discurso na USP nesta sexta-feira (27/6)Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
“Lula não vai abanar o rabo nem dizer ‘I love you’ para Trump como Bolsonaro”, diz Haddad

Política
Haddad alerta para impacto do “tarifaço” em 10 mil empresas e promete plano para próxima semana

Política
Haddad acusa bolsonaristas de travar diálogo com EUA sobre tarifaço: “Saiam do caminho”

Política
Haddad diz que plano para amortecer tarifaço dos EUA respeitará meta fiscal

Essa será a segunda conversa entre os dois. A primeira ocorreu em maio, durante visita oficial de Haddad à Califórnia. Na ocasião, o secretário norte-americano teria reconhecido que sobretaxar parceiros comerciais com déficit na balança comercial, como é o caso do Brasil, é uma “anomalia”, conforme relatado pelo ministro.

Reação brasileira
Diante da medida, classificada como parte de um pacote protecionista do presidente Donald Trump, o governo brasileiro elaborou um plano de contingência. A proposta já foi concluída e, segundo Haddad, será submetida ainda hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O plano deve ser encaminhado ao Congresso em formato de medida provisória (MP), instrumento que permite aplicação imediata enquanto tramita no Legislativo. “Queremos abrir negociação, superar o desentendimento provocado por setores extremistas, e normalizar as relações”, afirmou Haddad.

Nova rodada de conversas
O ministro da Fazenda também sinalizou a possibilidade de um encontro presencial com Scott Bessent após a videoconferência da próxima semana. A depender do andamento das conversas, essa nova reunião pode ocorrer ainda neste mês.

O tarifaço de 50% começou a valer nesta quarta-feira (6/8)  e atinge boa parte das exportações brasileiras para os Estados Unidos. A resposta do Brasil, segundo Haddad, será baseada nos princípios da soberania nacional e da legislação vigente.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Fernando HaddadPOLÍTICA