Helicóptero ajuda a controlar incêndio que já consumiu 85 km de mata no Piauí

Helicóptero ajuda a controlar incêndio que já consumiu 85 km de mata no Piauí

Há uma semana, um incêndio consome uma área de mata em Pavussu, no sul do Piauí, a cerca de 400 km da capital, Teresina. A Defesa Civil estima que o fogo já se alastrou por aproximadamente 85 km. Na última terça-feira (5/8), as autoridades enviaram um helicóptero para reforçar a operação de combate às chamas, que conta também com equipes de bombeiros e caminhões-pipas.

De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, foi autorizado o envio de um helicóptero para reforçar a tarefa de combate ao incêndio. Além da aeronave, a intervenção contou com o apoio de brigadistas, equipamentos como caminhões do Corpo de Bombeiros Militar e do Batalhão de Operações Aéreas, que atuam desde o início do incêndio.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Helicóptero ajuda a controlar incêndio no PiauíFoto/Instagram/@pavussupi Helicóptero ajuda a controlar incêndio no PiauíFoto/Instagram/@pavussupi Helicóptero ajuda a controlar incêndio no PiauíFoto/Instagram/@pavussupi

Voltar
Próximo

Leia Também

TV
“Eu pulei, mas o balão subiu com quem não conseguiu”, diz piloto após acidente em SC

TV
Após incêndio florestal, entrevista de Fernanda Torres com James Kimmel é cancelada

Carnaval
Após incêndio, Império Serrano emociona ao entrar na Sapucaí sem fantasias

Segundo o comandante-geral do CBMEPI, José Arimatéia Rêgo, o uso do helicóptero deverá contribuir significativamente no combate ao incêndio. De acordo com o Coronel, o fogo até o momento atinge as áreas de maior altitude da região, como os morros na zona rural da cidade. Além disso, a ideia é evitar que as chamas cheguem a propriedades rurais na região.

Já segundo Lucas Xavier, oficial responsável pela operação em Pavussu, a situação está parcialmente controlada: “Temos uma frente de fogo que está em cima de um morro, e a expectativa é que a aeronave do BOPAER, cedida pela SSP-PI, a pedido do Comando-Geral do CBMEPI, auxilie no combate à essa área de difícil acesso. A água para o trabalho da aeronave deverá ser coletada na lagoa do município”.

Xavier também comentou sobre as dificuldades causadas pelo clima adverso enfrentado pelas equipes. “Nossos militares e os brigadistas estão enfrentando ventos fortes e vegetação seca, condições que aceleram o avanço do fogo”, o capitão destacou que apesar das adversidades, coordenam a grande operação e expectativa é de que o incêndio seja totalmente controlado até esta quarta-feira (6/8).

No comunicado, a equipe informou que, até o momento, não há registros de feridos, e que continuam trabalhando no controle e na extinção das chamas. Vale destacar ainda que 90% do território piauiense está em região de alerta devido ao aumento das temperaturas e à baixa umidade do ar, incluindo Pavussu, que integra essa lista.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: BombeirosBRASILIncêndioNotíciasPavussuPiauíSul do Piauí