Itamaraty convoca diplomata dos EUA por comunicado sobre ministros do STF

Itamaraty convoca diplomata dos EUA por comunicado sobre ministros do STF

O governo brasileiro voltou a pedir explicações aos Estados Unidos sobre um comunicado que, segundo autoridades, faz ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta sexta-feira (8/8), o Ministério das Relações Exteriores convocou o encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, para esclarecer o caso. Esta foi a terceira vez que o diplomata foi chamado ao Itamaraty neste ano.

Escobar se reuniu, pela manhã, com o embaixador Flávio Goldman, que responde provisoriamente pela área responsável pelas relações do Brasil com a Europa e a América do Norte. Durante o encontro, o brasileiro questionou o teor da nota divulgada pela embaixada americana, na qual os Estados Unidos afirmam estar “monitorando de perto” ministros do STF que possam agir de forma semelhante a Alexandre de Moraes.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Palácio do ItamaratyReprodução / Governo Lula diz que salário de R$ 46 mil “não é muito” e critica sistema tributário atualReprodução/Agência Brasil Donald TrumpReprodução: YouTube Reprodução Internet

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
“Vou ter a gentileza de ligar para o Trump”, declara Lula sobre a COP30

Política
Após decisão de Moraes, Lula evita comentar prisão de Bolsonaro: “Não quero falar”

Política
Brasil denuncia uso político de tarifas na OMC e recebe apoio de dezenas de países

Política
“Subserviência servil às elites”, diz Eduardo Bolsonaro sobre Tarcísio

O comunicado foi divulgado duas semanas depois de o governo norte-americano colocar Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky, usada para punir estrangeiros acusados de corrupção ou de violações graves de direitos humanos. Para o Planalto, o texto soa como uma ameaça de estender essas punições a outros integrantes da Corte, o que foi considerado um ataque à soberania nacional.

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro manifestou “profunda indignação” com o conteúdo e o tom da nota e reafirmou que esse tipo de postura não é aceitável nas relações diplomáticas entre os dois países.

 

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: EUAGabriel EscobarItamaratyPOLÍTICA