Podem até não ter se passado muitos anos desde 2020, mas é possível que o “mundo era outro”. Foi em meio a um contexto de pandemia, estádios vazios e crise financeira nos dois clubes que Vasco e Botafogo se enfrentaram pela última (e única) vez na Copa do Brasil. Naquela oportunidade, o Glorioso se saiu melhor com uma vitória magra por 1 a 0 no placar agregado. No entanto, ao fim daquela temporada, tanto vascaínos quanto botafoguenses amargaram um péssimo desempenho.
O confronto foi válido pela quarta fase da competição nacional. O Glorioso, com o caixa apertado, afundado em dívidas, chegava ao clássico com uma das piores campanhas da história do Campeonato Brasileiro, amargando a a zona do rebaixamento e apostando na chegada do experiente Paulo Autuori, campeão brasileiro pelo clube em 1995, para uma virada de chave na temporada. Já o cruzmaltino, vinha de bons resultados no começo do ano após a chegada do técnico Ramon Menezes, tendo até liderado o campeonato brasileiro na terceira rodada.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Jogadores do Botafogo comemoram vaga às oitavas de final da Copa do Brasil daquele ano / Reprodução Jogadores de Vasco e Botafogo disputam a bola no meio campo / Reprodução Benítez, à época no Vasco, derruba o japonês Keisuke Honda / Reprodução Matheus Babi, na época no Botafogo, comemora gol que garantiu vitória e vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil de 2020 /Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
4 anos de Lei da SAF: o que mudou no futebol brasileiro?
Esportes
Agora vice-líder, Botafogo contratou estudo para analisar possíveis “manipulações” no Brasileirão
Esportes
A nova CBF: o que mudou na entidade após saída de Ednaldo Rodrigues?
Esportes
Após polêmicas, Cariocão só terá jogos após 18h por conta de calor extremo
O Botafogo tinha como referências técnicas o japonês Keisuke Honda e o camaronês Salomon Kalou, que poucos anos antes de chegarem ao Glorioso haviam brilhado no futebol europeu. Já o Vasco tinha como principais referências técnicas o argentino Germán Cano (ele mesmo), que viria a se tornar ídolo do Fluminense alguns anos depois, e Talles Magno, hoje jogador do Corinthians.
A primeira partida foi realizada no estádio Nilton Santos, sem público devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Em um jogo equilibrado, o Botafogo aproveitou uma falha do goleiro Fernando Miguel e abriu vantagem com 1 a 0 com gol do centro-avante Matheus Babi. No jogo da volta, em São Januário, o Vasco pressionou mas não conseguiu retirar o zero do placar e acabou eliminado pelo Glorioso.
O Botafogo não duraria muito na competição e foi eliminado na fase seguinte, as oitavas de final, pelo Cuiabá, à época na segunda divisão do futebol brasileiro.
O ano seguiu ruim para ambas as equipes, enquanto o Botafogo afundou no Campeonato Brasileiro, fazendo a pior campanha de sua história, amargando a lanterna com apenas 27 pontos, o Vasco também era rebaixado com 41 pontos, na 17ª colocação.
Os rivais seguiram caminhos diferentes após o confronto eliminatório
É possível afirmar que as duas equipes rumaram caminhos diferentes desde aquele confronto. Na Série B de 2021, enquanto o Botafogo não só voltou para primeira divisão como terminou como campeão daquela edição, o Vasco amargou mais um ano na segundona com uma péssima campanha na nona colocação.
Ambos os times se aproveitaram da lei das “SAF’s” e venderam o controle de suas equipes de futebol para investidores externos. O Botafogo foi o primeiro, ainda no final de 2021 anunciou que o empresário norte-americano John Textor, da Eagle Holding, seria o sócio-majoritário do clube. O Vasco, no final do ano seguinte, anunciou a venda para 777 Partners, dos também americanos Josh Wander e Steven Pasko.
No entanto, enquanto a SAF do Botafogo foi bem sucedida, com recordes de faturamento e o fim da fila de títulos com o Brasileirão e a Libertadores de 2024, o Vasco seguiu no marasmo após a 777 falir em meio a um imbróglio judicial com o cruzmaltino. Atualmente, o Botafogo também enfrenta problemas jurídicos após o rompimento entre John Textor e a Eagle Holding, mas segue buscando sucesso esportivo e com altos investimentos em seu elenco.
O confronto desta quarta-feira (27/8) coloca frente a frente dois times em momentos distintos: enquanto o Botafogo, atual campeão do Brasil e da América, possui um dos elencos mais poderosos do futebol brasileiro, o Vasco segue em reformulação na busca de retornar aos dias de glória.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!