O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto oficial de três dias em todo o país pela morte do escritor Luis Fernando Verissimo, que faleceu neste sábado (30/8), aos 88 anos. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
O Palácio do Planalto ressaltou a trajetória do autor, destacando-o como um dos maiores cronistas do país, com mais de 70 livros publicados e 5,6 milhões de exemplares vendidos. Nas redes sociais, Lula expressou pesar pela morte de Verissimo e afirmou que o escritor possuía múltiplos talentos e criou personagens inesquecíveis que conquistaram inúmeros leitores em todo o Brasil.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Internet Reprodução Luis Fernando VerissimoDivulgação Luiz Fernando Veríssimo morre aos 88 anosReprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
“Esse país vai ter pela primeira vez um presidente sendo eleito 4 vezes”, diz Lula
TV
“Cria vergonha, Robinho!”, diz Lula ao defender que jogador cumpra pena por estupro no Brasil
Notícias
Morre Luis Fernando Verissimo, ícone da literatura brasileira, aos 88 anos
Cultura
Luis Fernando Verissimo é internado na UTI com princípio de pneumonia
O presidente destacou ainda a habilidade do escritor em retratar a sociedade com humor e seu papel ativo no combate ao autoritarismo. “Como poucos, ele soube usar a ironia para denunciar a ditadura e o autoritarismo, e defender a democracia. Eu e Janja deixamos o nosso carinho e solidariedade à viúva Lúcia Verissimo, e a todos os seus familiares”, escreveu Lula.
Verissimo deixa um legado literário marcado pelo humor, pela crítica social e pela defesa da democracia, consolidando-se como uma das vozes mais influentes da literatura brasileira contemporânea.