Lula pede celeridade em proposta que permite tirar CNH sem autoescola

Lula pede celeridade em proposta que permite tirar CNH sem autoescola

Apesar de enfrentar resistência de alguns ministros do governo e parlamentares da base, a proposta de acabar com a obrigatoriedade da autoescola para obtenção da carteira de motorista conta com o apoio do presidente Lula.

Segundo apurou a coluna com auxiliares do chefe do atual Palácio do Planalto, a ideia já foi apresentada a Lula pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). O presidente teria “adorado” a proposta.

4 imagensFechar modal.1 de 4

O ministro dos transportes, Renan Filho (MDB), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

IGO ESTRELA/METRÓPOLES
@igoestrela2 de 4

IGO ESTRELA/METRÓPOLES
@igoestrela3 de 4

Renan Filho defende vice do MDB na chapa de Lula em 2026

Vinícius Schmidt/Metrópoles4 de 4

IGO ESTRELA/METRÓPOLES
@igoestrela

Lula, segundo auxiliares, tem cobrado celeridade no andamento do projeto no governo. A avaliação de Renan Filho é de que a proposta tem forte apelo popular e, por isso, pode ajudar a melhorar a popularidade do presidente.

Leia também

Na semana passada, o ministro dos Transportes afirmou à que a proposta já está em estágio avançado dentro do governo. Faltaria uma definição do melhor “timing” para oficializar a medida.

Renan Filho explicou que a mudança não precisa passar pelo Congresso Nacional. Segundo ele, basta alterar uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é vinculado ao ministério que comanda.

Divisão no governo

A proposta, no entanto, enfrenta resistência da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) se manifestou nas redes sociais, afirmando que a medida é ideia de Renan Filho e ainda precisa ser discutida dentro do governo.

A coluna apurou que Gleisi chegou a enviar uma mensagem ao ministro dos Transportes informando que se manifestaria nas redes sociais em defesa de um debate maior da medida.

Categories: Geral
Tags: cnhGoverno LulaIgor GadelhaLula