Morador de Rio Branco pede ajuda para tratamento de doença rara que pode ser fatal

Jozian de Oliveira Passos, de 40 anos, morador do bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco, fez um apelo público por ajuda financeira para custear o tratamento de uma doença rara e grave chamada pênfigo vulgar, também conhecida como “fogo selvagem”.

Segundo ele, a doença causa bolhas dolorosas na pele e nas mucosas, além de inflamações nas articulações, afetando gravemente sua qualidade de vida. “No momento não tenho condições de trabalhar e tenho muitas contas a pagar. O remédio que preciso custa R$ 67 mil e já foi negado duas vezes pela Defensoria, mesmo com meus laudos médicos comprovando minha condição”, relata Jozian.

Lado esquerdo: remédios prescritos pelo médico; lado direito: preço do medicamento mais “acessível”.
Azatioprina um dos medicamentos utilizados.

O paciente apresenta sintomas severos, incluindo feridas abertas que podem se infectar e levar a complicações graves, como sepse, que pode ser fatal. Ele já utilizou corticoides, Azatioprina e Micofenolato, mas não obteve sucesso no tratamento. Por isso, os médicos recomendam o uso urgente do imunobiológico Rituximabe, único medicamento capaz de controlar a doença neste estágio.

Quem quiser ajudar pode fazer doações pelo Pix:
68999590594 – Edina Barroso da Silva (esposa de Jozian)

De acordo com o relatório médico, Jozian apresenta lesões recorrentes em diversas partes do corpo, incluindo couro cabeludo, costas, peito, face, mãos, punhos, joelhos e mucosas. O uso prolongado de corticoides traz riscos adicionais, como síndrome de Cushing, osteoporose, catarata, hipertensão e infecções.

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE