O cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido como Jaguar, morreu neste domingo (24/8), aos 93 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por sua esposa, Celia Regina Pierantoni. O artista estava internado no hospital Copa D’Or, na zona sul carioca, onde recebia tratamento contra uma pneumonia há três semanas.
Figura central do humor e da crítica política no Brasil, Jaguar marcou época ao fundar, em 1969, o jornal “O Pasquim”, símbolo de resistência cultural durante a ditadura militar. Suas charges afiadas e irreverentes renderam perseguições, e o cartunista chegou a ser preso pelo regime nos anos 1970.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Morre Jaguar, cartunista e fundador de O Pasquim, aos 93 anosReprodução/X Morre Jaguar, cartunista e fundador de O Pasquim, aos 93 anosReprodução/X Morre Jaguar, cartunista e fundador de O Pasquim, aos 93 anosReprodução/X Morre Jaguar, cartunista e fundador de O Pasquim, aos 93 anosReprodução/X
Voltar
Próximo
Leia Também
Vida e Estilo
Dia 29 de fevereiro: veja famosos que nasceram no dia e as curiosidades sobre o ano bissexto
Famosos
Morre Ziraldo, cartunista criador de O Menino Maluquinho, aos 91 anos de idade
Cultura
Cinebiografia de Maurício de Sousa ganha data de estreia e 1º trailer
Famosos
De Glória Maria a Rita Lee: relembre os famosos que morreram em 2023
O apelido que o consagrou surgiu de uma sugestão do também cartunista Borjalo. Na época, Jaguar trabalhava no Banco do Brasil sob a chefia do cronista Sérgio Porto, que o incentivou a deixar o emprego para se dedicar ao humor e à caricatura.
Nos anos 1960, destacou-se como um dos grandes nomes da revista Senhor. Também colaborou com a Revista Civilização Brasileira, a Revista da Semana, o semanário Pif-Paf e os jornais Última Hora além da Tribuna da Imprensa, consolidando-se como referência do cartum brasileiro.