As obras na cratera na Marginal Tietê não têm prazo de conclusão. O buraco se formou no dia 10 de abril e voltou a ceder em 11 de maio. A abertura do asfalto fica na pista central da via, na altura da saída da Rodovia dos Bandeirantes, a 300 metros da Ponte Atílio Fontana, na zona norte de São Paulo.
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), uma instabilidade no terreno impede ações no local e coloca em risco a segurança dos trabalhadores. Além da retomada das obras subterrâneas, a estabilização do solo também é necessária para a vistoria técnica que determinará as causas do incidente.
Interdição da Marginal Tietê para reparo de cratera deve durar um mês
Reprodução/Redes Sociais
Marginal Tietê é interditada após reaparecimento de cratera
Reprodução/ Redes Sociais
Cratera que se abriu em abril deste ano
Reprodução/ TV Globo
Reparo da cratera que se abriu em 10 de abril
Obras da Sabesp
Em nota enviada ao Metrópoles, a Sabesp também detalhou as ações que estão em andamento para retirar o esgoto do interceptor no local e permitir que as equipes acessem a tubulação para reparar a caixa de acesso danificada.
Leia também
-
Cratera em SP: Sabesp lança esgoto no Tietê e é notificada pela Cetesb
-
Cratera na Marginal Tietê: Sabesp conclui obra de alça de acesso
-
Cratera reaparece e trecho da Marginal Tietê é interditado novamente
-
Cratera na Marginal Tietê completa 1 mês sem previsão de reparo
Conforme a companhia, tubos e bombas instalados junto às pontes da Casa Verde e da Freguesia do Ó estão transferindo, desde julho, os resíduos para o outro lado do rio, onde o esgoto é lançado em um interceptador e segue para a Estação de Tratamento em Barueri.
Outra estrutura semelhante está sendo instalada na ponte do Piqueri e passará a operar na segunda quinzena de agosto. A instalação de um desvio paralelo na própria marginal Tietê, perto da ponte Atílio Fontana, está sendo finalizada. A Sabesp também redirecionou o esgoto coletado em toda região da Vila Maria para outra estação de tratamento.
“Todas as infraestruturas provisórias serão removidas após a conclusão dos serviços, que ainda não têm prazo para serem finalizados”, acrescenta a Sabesp. A recuperação definitiva da caixa de acesso acontecerá “quando o interceptor próximo à ponte Atílio Fontana estiver seco e isolado”. Até o momento, 82 caminhões de nata de cimento foram injetados para firmar o solo.
Veja o esquema da obra:
Cratera na Marginal Tietê
- A cratera foi aberta na pista central da Marginal Tietê, na altura da saída da Rodovia dos Bandeirantes, a 300 metros da Ponte Atílio Fontana, zona norte de São Paulo.
- O asfalto cedeu pela primeira vez no dia 10 de abril, quando a Sabesp identificou uma infiltração na estrutura utilizada para manutenção da rede de esgoto.
- O trecho foi liberado após cinco dias, mas uma deformação na pista foi identificada em em 22 de abril
- Em 11 de maio, o buraco abriu novamente após uma sobrecarga causada por fortes chuvas na região norte.
- A previsão inicial para o reparo, divulgada pela companhia em 12 de maio, era de 30 dias.