O Ministério da Educação (MEC) realiza nesta terça-feira (26) o pagamento da sexta parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 para estudantes nascidos nos meses de março e abril.
O benefício de R$ 200 é destinado a alunos do ensino médio da rede pública, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estejam inscritos no CadÚnico e tenham presença mínima de 80% nas aulas.
Segundo o MEC, nesta etapa serão contemplados cerca de 3,4 milhões de estudantes, com os pagamentos sendo efetuados pela Caixa Econômica Federal, que administra os recursos do programa.
O pagamento do Pé-de-Meia segue um calendário escalonado até 1º de setembro:
-
Janeiro e fevereiro: 25/08
-
Março e abril: 26/08
-
Maio e junho: 27/08
-
Julho e agosto: 28/08
-
Setembro e outubro: 29/08
-
Novembro e dezembro: 01/09
Para os concluintes da modalidade EJA do primeiro semestre de 2025, a parcela única será de R$ 1.000, paga entre 25 de agosto e 1º de setembro.
Depósitos
O valor da parcela é depositado em conta poupança da Caixa aberta automaticamente em nome dos estudantes. Alunos maiores de 18 anos podem movimentar ou sacar o dinheiro pelo app Caixa Tem. Menores de idade precisam da autorização do responsável, que pode ser feita pelo aplicativo ou em agência da Caixa.
Informações sobre pagamentos, status das parcelas e regras do programa também podem ser consultadas no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC.
Sobre o programa
Lançado em janeiro de 2024, o Pé-de-Meia é voltado para estudantes de baixa renda da rede pública e funciona como uma poupança educativa para incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio. A inclusão é automática para os alunos que atendem aos critérios do programa, não sendo necessário realizar inscrição.