Pesquisa aponta Senador Alan Rick na liderança para o governo do Acre em 2026

Uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data, contratada pela TV Gazeta/Rede Record e divulgada nesta terça-feira, 19, revela o cenário da disputa pelo governo do Acre em 2026. Segundo o levantamento, o senador Alan Rick (UB) lidera as intenções de voto.

Em um dos cenários estimulados, Alan Rick aparece com 35%, seguido pelo prefeito Tião Bocalom (PL), com 23%. A vice-governadora Mailza Assis (PP) está em terceiro lugar, com 14%. O vereador André Kamai (PT) e o médico Thor Dantas (PSB) registram, respectivamente, 5% e 4%. Votos nulos e brancos somaram 6%, enquanto 13% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Cenários Sem Outros Candidatos

A pesquisa também simulou cenários sem a presença de alguns candidatos:

  • Sem Bocalom: Alan Rick amplia sua vantagem para 44%, enquanto Mailza Assis sobe para 18%. Kamai mantém 5% e Thor 4%.
  • Sem Mailza Assis: Alan Rick segue na liderança, com 38%, e Tião Bocalom aparece em segundo, com 27%. Kamai e Thor mantêm as mesmas porcentagens.

Rejeição e Voto Espontâneo

No quesito de rejeição, Tião Bocalom lidera com 39%, ou seja, é o candidato em quem os eleitores menos votariam. Alan Rick aparece com 23% de rejeição.

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores citam nomes sem a apresentação de uma lista, o atual governador Gladson Cameli (que não pode concorrer à reeleição) é o mais citado, com 3%. Alan Rick tem 2%, e Jorge Viana, Bocalom e Mailza Assis registram 1% cada.

A pesquisa entrevistou 800 eleitores por telefone em Rio Branco, Vale do Juruá e Vale do Acre, entre os dias 16 e 17 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Categories: POLITICA
Tags: DESTAQUE