“É uma satisfação receber lideranças que enxergam o valor do que é produzido aqui. Acreditamos que o Acre, com mais investimentos, se possa tornar referência ainda maior em produção e geração de empregos”, afirmou Figueiredo.
Petecão tem intensificado uma agenda voltada à aproximação com investidores de outros estados, como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico no estado. Ele defende que o Acre tem um grande potencial ainda pouco explorado, e que iniciativas como a visita à granja são essenciais para apresentar, na prática, as oportunidades existentes.
“Hoje foi um dia muito importante para todos nós, fruto de nosso trabalho de trazer empresários de outros centros para que possam conferir o potencial do Acre e nele investir, e, com isso, gerar empregos para nossa gente. Eu fiquei muito feliz em receber nosso amigo aqui; espero que possamos, cada vez mais, continuar nessa luta, de mostrar, de apresentar nosso estado, de mostrar as perspectivas de negócio que existem aqui”, destacou o senador.
O empresário Ricardo Lacerda, que atua no setor financeiro, no de infraestrutura e está interessado na construção da ferramenta bioceânica, avalia que o projeto representa uma grande oportunidade de negócios e desenvolvimento regional.
Em sua opinião, o novo modal pode transformar a competitividade da produção local ao facilitar o acesso ao mercado asiático pela costa peruana.
“A criação desse novo corredor logístico até o porto de Chancay abre caminho para investimentos estratégicos. É essencial conhecer o potencial econômico do estado e aproveitar essa conexão para impulsionar novas frentes de crescimento”, afirmou o empresário.
Cooperativismo
Como parte de uma agenda voltada ao fortalecimento da economia sustentável e à geração de emprego e renda no Acre, a comitiva visitou as instalações da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), sediada em Rio Branco. A cooperativa é hoje uma referência nacional na produção e exportação de castanha-do-brasil, além de outros produtos da sociobiodiversidade amazônica.
Durante a visita, Petecão destacou aos empresários a importância de valorizar o cooperativismo como modelo de desenvolvimento econômico, alinhado à preservação ambiental. Ele também reafirmou o compromisso de atrair novos investimentos para o estado e apresentar suas potencialidades econômicas a investidores.
“A Cooperacre é um exemplo claro de que é possível gerar emprego, renda e inclusão social respeitando o meio ambiente. O Acre tem uma riqueza imensa em seus recursos naturais. O que é preciso é transformar isso em oportunidades concretas para nossa população”, concluiu o senador.