A Polícia Civil do Acre (PCAC) está reforçando suas ações dentro da Operação Shamar, uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que mobiliza todas as forças de segurança do país para enfrentar a violência contra a mulher. A operação começou no dia 1º de agosto e vai até 4 de setembro, tendo seu Dia D realizado na quinta-feira (7), data que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha.
No Dia D, a PCAC aumentou as ações preventivas e repressivas em todo o estado, com reforço nas delegacias de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Além do cumprimento de mandados e prisões, também ocorreram atividades de orientação e conscientização à população, destacando o compromisso da polícia em proteger as mulheres e punir os agressores.
“A Operação Shamar mostra que combater a violência contra a mulher é prioridade. No Acre, estamos agindo com firmeza e sensibilidade, combinando ações para proteger e acolher. Neste Dia D, em que celebramos os 19 anos da Lei Maria da Penha, reafirmamos nosso compromisso com a vida e a dignidade das mulheres acreanas”, destacou a delegada Juliana De Angelis, coordenadora das ações no estado.
Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha representa um avanço importante no combate à violência doméstica no Brasil, com medidas mais rigorosas para coibir esses crimes. A Operação Shamar une esforços do governo federal e dos estados para ampliar a proteção e garantir respostas rápidas a cada denúncia. No Acre, a Polícia Civil segue dedicada a reduzir os índices de feminicídio e promover a segurança das mulheres.