Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Sena Madureira aprovou o Projeto de Lei nº 067/2025, que autoriza o Executivo a firmar novamente termo de cessão de uso da Usina de Asfalto com a empresa privada C. Pinheiro Lima Construtora LTDA.
Segundo informações apuradas, a principal mudança em relação ao contrato anterior é que a usina não poderá ser retirada da cidade, permanecendo obrigatoriamente em Sena Madureira. Além disso, a empresa deverá pagar R$ 35,00 por cada tonelada de asfalto produzida, cabendo ao prefeito decidir se a compensação será recebida em recursos ou em asfalto.
Na prática, a tendência é que o município receba o pagamento em material para obras de pavimentação, ampliando a capacidade de recuperação e asfaltamento de ruas e ramais da cidade.
A votação registrou maioria favorável: Laís, Tom, Pantico, Real e Helissandra votaram pela aprovação. O presidente da Casa, Charmes Diniz, não votou por não haver necessidade de desempate. Já o vereador Dênis Araújo foi contrário, enquanto Menandro optou pela abstenção.
A usina de asfalto tem papel estratégico para a infraestrutura do município, sobretudo no enfrentamento das demandas por pavimentação urbana e recuperação de ramais. A aprovação da cessão garante que o equipamento permaneça em Sena Madureira, atendendo a uma reivindicação antiga da população que tem enfrentado sérios problemas com ruas esburacadas e trechos intrafegáveis.