O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, concedeu coletiva de imprensa na última segunda-feira (25/8) na qual o portal LeoDias esteve presente, para explicar a alteração no calendário do futebol nacional. A CBF decidiu inverter as datas do Campeonato Brasileiro em relação às semifinais e finais da Copa do Brasil. Segundo Xaud, a medida tem como objetivo o “favorecimento do futebol brasileiro”.
A decisão, no entanto, gerou incômodo nos bastidores. O Flamengo, por exemplo, demonstrou descontentamento com a mudança anunciada em meio à competição, enxergando possível favorecimento a outros clubes. Durante a coletiva, Xaud destacou que a alteração também levou em consideração um pedido relacionado à preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Presidente da CBF, Samir Xaud, fala sobre mudança no calendário do futebol brasileiroFoto: Portal LeoDias Samir XaudReprodução/Instagram/ @samir.xaud @rafaelribeirorio l CBF Xaud na Cúpula Executiva do Futebol da FIFA com Gianni Infantino, presidente da entidadeReprodução: Instagram/Samir Xaud Xaud na Cúpula Executiva do Futebol da FIFA com Gianni Infantino, presidente da entidadeReprodução: Instagram/@Samir Xaud
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
Justiça de Roraima suspende investigação contra presidente da CBF, Samir Xaud
Esportes
Interventor convoca eleição para novo presidente da CBF para 25 de maio
Esportes
Saiba quais são os nomes cotados para assumir CBF no lugar de Ednaldo
Esportes
Interventor da CBF convoca eleição urgente para substituir Ednaldo Rodrigues
“Acreditamos que, dentro da programação, pode ser, sim, a última partida da seleção brasileira aqui no Brasil, antes da Copa do Mundo. E o que nós queremos é entregar uma grande festa para toda a torcida brasileira. O Maracanã é o grande palco do futebol nacional. Acredito que, com esse pedido do míster, de jogar no Maracanã, de sentir a energia da torcida ali, vai ser importante para essa caminhada na reta final da Copa do Mundo. E o que a gente quer é entregar um belo espetáculo, dentro e fora de campo”, declarou.
O dirigente reforçou que a intenção não é beneficiar clubes específicos, mas o esporte como um todo: “A verdade é que o favorecimento é para o futebol brasileiro. Nós estamos aqui representando uma instituição, nós temos que tomar decisões importantes”. Ele também lembrou os desafios que a CBF enfrenta ao conciliar o calendário nacional com competições internacionais e a agenda da FIFA: “Acredito, sim, que essa decisão foi a decisão mais correta.”
Além das mudanças no calendário, Samir Xaud também analisou o trabalho do técnico Carlo Ancelotti à frente da seleção brasileira. “A gente já vê uma mudança de postura dentro da seleção brasileira com os jogadores. O clima é muito bom, o ambiente é muito bom. O Carlos conseguiu trazer essa tranquilidade para dentro da seleção, para dentro da CBF, que nós precisávamos.”
Mudança oficial no calendário
De acordo com a CBF, as alterações impactam diretamente as fases decisivas da Copa do Brasil e algumas rodadas do Campeonato Brasileiro. “Segundo a nova programação, as rodadas 27, 29, 31 e 33 da Série A serão realizadas nos dias 5 e 19 de outubro, 2 e 9 de novembro, datas que originalmente estavam reservadas para as semifinais e finais da Copa do Brasil […] Com esse ajuste, os jogos decisivos da Copa do Brasil foram transferidos para dezembro, ocupando os dias 10, 14, 17 e 21 de dezembro”, diz a nota da associação privada.