Servidor alvo de Trump só fez viagem internacional oficial para Cuba

Servidor alvo de Trump só fez viagem internacional oficial para Cuba

Alvo da nova leva de revogação de vistos do governo Trump, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, fez apenas uma viagem internacional oficial ao longo dos últimos 10 anos.

Segundo dados do Portal da Transparência, a única viagem ao exterior de Mozart nesse período foi para Havana, capital de Cuba, entre 26 e 30 de janeiro de 2014, pouco tempo após o lançamento do programa Mais Médicos.

3 imagensFechar modal.1 de 3

Donald Trump, presidente dos EUA

Reprodução2 de 3

Mozart Julio Tabosa Sales, secretário do Ministério da Saúde

Reprodução/Instagram3 de 3

Imagem mostra viagem de Mozart Julio Tabosa Sales, secretário do Ministério da Saúde, para Cuba

Reprodução

A viagem teve custo total de R$ 12,6 mil, na época — o equivalente a cerca de R$ 27 mil em valores corrigidos. Todas as demais viagens de Mozart, incluindo as 31 realizadas no terceiro mandato de Lula, foram dentro do Brasil.

Novas sanções

Nesta quarta-feira (13/8), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou a revogação de vistos de funcionários públicos do governo do Brasil ligados ao programa Mais Médicos.

Além de Mozart, foi sancionado Alberto Kleiman, coordenador-geral da COP30, a conferência do clima da ONU. Ambos integravam o Ministério da Saúde quando o programa foi implementado no país.

Leia também

Ex-funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) também foram atingidos pela sanção, que os impede de entrar nos Estados Unidos.

Mais cedo, o Departamento de Estado americano já havia anunciado a revogação dos vistos de autoridades de Cuba e de países da África e de Granada.

Como noticiou a coluna, a medida foi um “acerto de contas” pessoal de Rubio. O secretário de Estado do governo Trump é filho de imigrantes cubanos e sempre se posicionou contra o regime ditatorial de Cuba.

Categories: Geral
Tags: Donald TrumpIgor GadelhaMinistério da Saúde