A região da Grande São Paulo sente, a partir desta quarta-feira (20/8), o efeito de um veranico, com grande elevação da temperatura. De acordo com a Climatempo, a capital pode ter calor entre 30°C e 33°C até o próximo sábado (23/8). A tarde mais quente deve ser a sexta-feira (22/8), com previsão de 33°C.
Conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a última vez que a temperatura alcançou ou superou o dígito de 30°C na capital paulista foi nos dias 1º e 2 de abril, com 30,1°C e 31,8°C respectivamente.
O período de veranico será interrompido a partir do sábado, quando uma frente fria já estará influenciando o Rio Grande do Sul. O ar frio de origem polar vai causar brusca queda da temperatura em parte do estado de São Paulo.
Veja a previsão do tempo em SP nesta quarta
- Na região de SP que faz divisa com o Paraná, as temperaturas máximas ficam entre 22°C e 30°C nesta quarta, de acordo com a Defesa Civil.
- No restante do estado de SP, as máximas ficarão entre 30°C e 35°C.
- O estado de São Paulo amanheceu a quarta-feira com tempo firme e temperaturas amenas.
- O sol aparecerá entre nuvens e há possibilidade para pancadas de chuva em pontos isolados do estado.
- Ao longo do dia, um ciclone posicionado no sul do Brasil criará condições para que ventos de moderados a fortes soprem sobre o território Paulista.
- Os ventos podem alcançar rajadas de até 50 quilômetros por hora.
Leia também
-
Professor de educação física é encontrado morto dentro de carro em SP
-
Vídeo: líder do PCC em Alagoas é preso enquanto abastece carro em SP
-
Sabesp pós-privatização: lucro salta, e queixas por cobrança disparam
-
Partidos de líderes “anti-Lula” têm 11 ministérios no governo do PT
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura da capital chama a atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, que devem ficar abaixo dos 30% em alguns dias. Essa condição meteorológica, considerada normal para a época do ano, eleva o risco para a propagação de incêndios em áreas florestais, bem como aumenta a concentração dos poluentes nos centros urbanos.