O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano, na segunda-feira (25/8). O problema é que Cook não aceitou a demissão e se nega a sair do cargo. Ela alega que Trump não tem competência para demiti-la porque essa seria uma atribuição do conselho do banco. De fato, a decisão de Donald Trump é inédita e interfere na independência da autoridade monetária dos Estados Unidos. No entanto, Trump usou uma Lei do próprio banco para afastar a diretora, que dá direito ao presidente demitir membros do conselho do Fed “por justa causa”.
A alegação é um suposto envolvimento de Lisa Cook em esquema de falsificação de documentos para criar vantagens em contratos de hipotecas. O caso das falsificações está sendo investigado pelo Departamento de Justiça dos EUA e ainda não foi concluído.
Veja as fotosAbrir em tela cheia O presidente Donald TrumpReprodução: CNN Donald Trump, presidente dos EUAReprodução/JIM LO SCALZO/EFE Donald TrumpReprodução: Instagram Donald Trump e Lisa Cook – Internet Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
“O que fazem com Bolsonaro é execução política”, diz Trump sobre Brasil
Política
“Um atentado à economia”, diz Alckmin sobre Bolsonaro e tarifaço de Trump
Política
Em meio a polêmica, Eduardo Bolsonaro rebate acusações de Lula envolvendo EUA
Mesmo assim, os advogados de Cook afirmaram que não há base legal que permita Trump demiti-la do cargo, neste momento.
“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, publicou Abbe David Lowell, advogado de Lisa Cook.
A diretora do Fed também ser manifestou após a “demissão” e negou que deixará o cargo por conta própria.
“Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022”, disse.
Donald Trump anunciou a demissão de Lisa Cook por meio de uma carta publicada nas redes sociais e alegou não “confiar mais na integridade” dela.
Entretanto, a medida pode ser mais uma tentativa de Trump de pressionar o Fed a rever a política monetária no país, com medidas que possam abaixar os juros da economia, como espera o presidente.