O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifa extra de 25% sobre os produtos da Índia, nesta quarta-feira (6/8). A taxação foi em retaliação a continuação do comércio de petróleo entre os indianos e Rússia. Segundo Trump, a relação comercial entre os dois países está contribuindo para a guerra na Ucrânia.
Sendo assim, os produtos indianos que entrarem nos Estados Unidos vão ser taxados em 50%, após a nova tarifa. Na semana anterior, Donald Trump havia alertado o governo indiano sobre as novas sanções.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Foto: Gov.br O presidente Donald TrumpReprodução: CNN Internet Reprodução Donald TrumpReprodução: YouTube
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
“Lula não vai abanar o rabo nem dizer ‘I love you’ para Trump como Bolsonaro”, diz Haddad
Política
“Eu gostei”, diz Haddad sobre relatório de Lira da isenção do Imposto de Renda
“Embora a Índia seja nossa amiga, ao longo dos anos fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são altíssimas, entre as mais altas do mundo, e eles têm barreiras comerciais não monetárias mais rigorosas e incômodas do que qualquer país”, disse, em 30 de julho.
O governo da Índia classificou a nova taxa de Trump como “injusta, irracional e sem justificativa”, e prometeu proteger a economia do país contra as retaliações norte-americanas.
“A Índia tomará todas as medidas necessárias para proteger seus interesses nacionais”, afirmou em comunicado.