Início / Versão completa
Geral

União Brasil pressiona por saída do governo e ameaça expulsar ministro

Por Metrópoles 27/08/2025 17:28
Publicidade

A cúpula do União Brasil deve se reunir na próxima quarta-feira (3/9) para discutir uma possível expulsão do ministro do Turismo, Celso Sabino, da sigla. Como antecipou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o partido quer antecipar a saída do governo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticar o dirigente da sigla, Antonio Rueda.

Publicidade

Nessa terça-feira (26/8), durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, Lula afirmou que não pretende ser amigo de Rueda porque não gosta do presidente do União Brasil e, segundo ele, o dirigente também não gosta do petista.

A bancada do partido divulgou uma nota nesta quarta-feira em apoio ao dirigente.

“Reafirmamos que a independência do União Brasil é valor essencial para o fortalecimento da democracia brasileira. Como bem destacou o presidente Rueda, o convívio institucional não se mede por afinidades pessoais, mas pelo respeito às instituições e às responsabilidades de cada um”, diz o comunicado do União.

Publicidade
Leia também

Sabino tem sido o principal articulador para conter o embate dentro da sigla. Após a reunião ministerial de terça-feira, ele se encontrou com Rueda na sede do partido, em Brasília.

O ministro pretende permanecer no cargo até o início de abril de 2026, quando deixaria a função para disputar uma vaga no Senado nas eleições de outubro, com apoio de Lula.

Além do Turismo, o União Brasil comanda outros dois ministérios: Comunicações e Integração Regional. Esta última pasta, porém, é considerada da cota pessoal do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.