Vendedor de diplomas falsos tenta usar morador de rua como “laranja”

Vendedor de diplomas falsos tenta usar morador de rua como “laranja”

Um homem de 62 anos, investigado por vender diplomas falsificados, foi preso pela a Polícia Federal (PF) no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Ele já estava na mira da Justiça e foi preso preventivamente após  descumprir medidas impostas pelo juíz.

Segundo a PF, o preso atuava na venda de diplomas falsificados e utilizava contas de terceiros para receber os valores, chegando a recorrer a um indivíduo em situação de rua para viabilizar as transações financeiras.

Leia também

Ele havia sido investigado na Operação Catarse II, deflagrada em junho de 2023. De acordo com as apurações, o homem abria contas bancárias em nome de terceiros, prática popularmente conhecida como “laranjas”.

Durante levantamentos de dados de inteligência e troca de informações entre a Delegacia Regional de Inteligência Policial (DRIP) e a Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (DELEFAZ), policiais federais conseguiram prendê-lo nessa quinta-feira (7/8).

A ação cumpriu o mandado de prisão preventiva expedido pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, após o investigado descumprir medidas impostas pelo juízo.

Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele é réu pela prática do crime de falsificação de documento público, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Categories: Geral
Tags: InvestigaçãoMirelle PinheiroPolícia Federal (PF)Rio de Janeiro