A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (SEJUSP), promoveu dos dias 11 à 15, o curso de Plano de Gestão de Crise.
O objetivo foi capacitar 80 operadores da segurança pública, de todo o estado, incluindo agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e Instituições das forças de segurança pública do estado.
Doze instrutores de vários estados da federação, ministraram a capacitação dos operadores da segurança. O coronel Assis dos Santos, ressaltou a importância do aprendizado, e disse que o curso será realizado em quatro regionais do estado. “Estamos capacitando nossos operadores para atuar em qualquer circunstância de crise, o estado do Acre não será aceitará crimes como o novo cangaço”. Ressaltou o coordenador do curso.
O comandante geral do 6º Batalhão do Vale do Juruá, Major Abraão Silva, também participou da capacitação. O oficial disse que o aprendizado foi estreitamente importante para evitar que crimes como o novo cangaço, possa surgir no município. “Os conhecimentos adquiridos serão repassados para os policiais do Juruá, estaremos preparados caso algum bando armado tente a sorte no município de Cruzeiro do Sul e outros próximos”. Disse o comandante.
Um socorrista Samu, também participou do curso. O enfermeiro Marcos Gomes, relatou a importância do aprendizado. “O Samu é uma instituição parceira da segurança pública, a capacitação e o aprendizado será repassado para os demais socorristas, e estaremos sempre preparados para salvar vidas”. Enfatizou o enfermeiro.
A simulação de uma invasão à uma empresa de valores, aconteceu na noite desta quinta feira (14), na rua Pará, no bairro Cadeia Velha. O evento chamou a atenção dos moradores.
Dois carros foram incendiados. 4 pessoas voluntárias foram refens do bando armado. A simulação teve explosão de bombas, e muitos tiros com munições de festim.
Após a simulação da invasão, os cangaceiros fugiram levando uma pessoa como refém, em seguida, uma guarnição do Corpo de Bombeiros entrou em cena para apagar o fogo que consumiu os veículos.
A simulação do curso, foi finalizada com a prisão dos cangaceiros que foram representados por policiais que participaram do treinamento.