Um redemoinho gigante de poeira foi registrado por Marcos da Silva em Diamantino, a 209 km de Cuiabá, na sexta-feira (29). No vídeo gravado pelo trabalhador, é possível ouvi-lo chamando o redemoinho: “vem aqui, vem aqui”. Em poucos segundos, a coluna de poeira se aproxima, fazendo com que ele e dois colegas quase fiquem no meio do fenômeno.
Marcos contou ao g1 que o redemoinho não durou muito, mas impressionou pelo tamanho.
“Estávamos sentados em uma tenda quando vi o redemoinho. Levantei, chamei e ele veio até nós. Quebrou algumas telhas e tirou a tampa de uma caixa d’água, mas, graças a Deus, não houve danos maiores e logo passou”, disse.
Segundo o Climatempo, redemoinhos de poeira são colunas que se formam quando a poeira se levanta do chão girando. Podem atingir centenas de metros de altura e se deslocar por pequenas distâncias. Grandes redemoinhos, como o registrado em Diamantino, geralmente acontecem em dias de tempo seco e temperaturas elevadas, tanto do ar quanto do solo.
Apesar da semelhança visual, redemoinhos de poeira e tornados se formam de maneira diferente e têm impactos distintos. Enquanto os ventos de um redemoinho normalmente não ultrapassam 100 km/h, tornados podem gerar rajadas acima de 300 km/h e causar destruição em poucos minutos.