O ator Eduardo Muniz, prestes a completar 20 anos de carreira, acaba de gravar participação na série “Silent Witness”, que é exibida desde 1996 na BBC, na Inglaterra.
Já em sua 28ª temporada, trata-se de um dos dramas policiais de maior prestígio da TV britânica, conhecida por seus casos complexos e investigações forenses realistas.
Em 2022, Muniz ganhou destaque ao participar de um episódio da premiada série americana “Grey’s Anatomy”.
Paralela à trajetória artística, ele é a voz dos canais SporTV e Modo Viagem, da rádio carioca Mix FM e do Slime Blob no aplicativo Waze.
Muniz fez sua estreia como ator no extinto “Sítio do Picapau Amarelo”, da Globo, mas, desde 2011, mora nos Estados Unidos com a esposa, e também atriz, Bia Borinn.
Já coleciona por lá diversos trabalhos como ator de cinema e de TV e como diretor de teatro. Em breve, começa a rodar o curta “Papai é um Robô”, escrito por Rodrigo Nogueira, do qual será o protagonista e o responsável pela direção.
Sobre ‘Silent Witness’, conta que passou um mês na Inglaterra para as gravações:
“Foi maravilhoso! Foi muito mais do que eu esperava! Foi minha primeira vez trabalhando como ator por lá e fiquei muito encantado com a equipe, com o profissionalismo, com a pontualidade, o set muito leve, muito calmo”, recorda.
“Os atores ingleses – eu sou suspeito para falar – são muito bons. Eles vêm de uma tradição de teatro. A maioria deles, as conversas durante os takes eram basicamente de histórias de teatro, histórias de peças maravilhosas que um viu, que o outro viu. E isso foi incrível! Quase todas as minhas cenas foram com a Emília Fox, a protagonista, que está fazendo há 20 anos a série. Então, assim, eu ficava vendo ela e aprendendo. O outro que contracenei foi Sean Gilder, de “Gangues de Nova York”.
Ele trabalhou com Scorsese e, mais recentemente, Gary Oldman. Também fez “Slow Horses’, na Apple”, pontua o artista.
“Eu não conhecia a série e fiquei muito surpreso quando eu falava para as pessoas lá na Inglaterra que estava fazendo “Silent Witness”.
Todo mundo ficava espantado, porque ela é uma produção muito relevante por lá. Eu tive a sorte de ter tempo para me preparar também para o papel. E isso foi legal. Diferente da minha participação em ‘Grey’s Anatomy’, em que fui convocado dois dias antes das filmagens.
Fazer ‘Grey’s Anatomy’ abriu muitas portas. Depois disso, tive a oportunidade de fazer testes importantes, para projetos bem grandiosos. Estou galgando passinho por passinho.
Agora, vou dirigir e atuar no curta-metragem que fala justamente sobre esse balanço, sobre esse equilíbrio entre o nosso ofício e a nossa vida pessoal”, conclui.