Como a maioria dos brasileiros, você com certeza já se deparou com uma das várias e inusitadas receitas da internet para deixar a carne mais macia, seja com bicarbonato de sódio, suco de abaxi, vinagre, e por aí vai. E pasmem: a maioria delas realemente funcionam. Ao portal LeoDias, a nutricionista Stephanie Araújo explica quais os melhores métodos para uma refeição com muito mais sabor, e sem precisar bajular o açougueiro no mercado.
“Todas essas técnicas, quando bem aplicadas, não são apenas truques de cozinha, mas ferramentas que unem ciência e sabor”, explica a especialista.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Dicas da internet ensinam a deixar a carne mais maciaReprodução/Freepik Bicabornato de sódio pode deixar o bife de boi ou frango mais macioReprodução/Freepik Dicas também funcionam para deixar a carne de frango e porco mais maciasReprodução/Pexels Dicas também funcionam para deixar a carne de frango e porco mais maciasReprodução/Pexels Dicas também funcionam para deixar a carne de frango e porco mais maciasReprodução/Pexels Dicas da internet ensinam a deixar a carne mais maciaReprodução/Freepik
Voltar
Próximo
Leia Também
Adriane Dias
A nutrição pode ser grande aliada para quem quer parar de fumar
Saúde
Anvisa libera medicamento que pode ajudar a atrasar o avanço do Alzheimer
Adriane Dias
Apenas água e caldo de ossos: entenda riscos da polêmica dieta do rapper Machine Gun Kelly
Adriane Dias
Arroz e feijão engorda? Nutricionista do portal LeoDias explica!
Entre as receitas mais famosas que é possível encontrar nos sites e nas redes sociais, estão: marinadas em líquidos ácidos como vinagre ou azeite; deixar a carne de molho em suco de frutas como abacaxi, mamão ou limão; e aplicar bicarbonato de sódio antes do cozimento.
“Ácidos como vinagre e limão realmente deixam a carne mais macia, pois modificam a estrutura das proteínas na superfície. Enzimas de frutas, como abacaxi e mamão, quebram fibras e colágeno de forma eficiente, mas em excesso deixam textura pastosa. O bicarbonato preserva a suculência ao aumentar o pH, e salmouras, azeite e ervas contribuem para reter umidade e sabor”, explica.
A especialista acrescenta que cada um desses métodos podem funcionar. No entanto, para otimizar os resultados, é preciso saber respeitar o tempo necessário para cada receita e escolher a técnica certa para cada tipo de carne, garantindo maciez e suculência sem medo de abrir mão da dieta.
“Na prática, todas funcionam, mas cada uma tem intensidade e limite: o segredo é equilíbrio e tempo correto de uso. O valor nutricional, inclusive, é preservado, e em alguns casos até enriquecido, como quando usamos ervas e azeite, que adicionam compostos antioxidantes”, orienta.
Confira as dicas para deixar a carne mais macia
Carne boi
Cortes duros, como acém, peito, músculo e coxão duro precisam de enzimas ou cozimento lento. Já os bifes, como coxão mole, patinho e até a picanha, respondem bem a marinadas rápidas ou ao uso do bicarbonato.
Carne de porco
Cortes magros, como o lombo, ganham muito em maciez e suculência quando preparados com salmouras suaves ou marinadas leves.
Carne de frango
Especialmente o peito, fica mais úmido com salmoura e muito macio com pequenas doses de bicarbonato. Marinadas rápidas acrescentam sabor sem alterar textura.