No Acre, quase 77 mil famílias ainda podem se beneficiar da Tarifa Social de Energia Elétrica, um programa do Governo Federal que concede desconto de até 100% na conta de luz para famílias de baixa renda com cadastro atualizado.
Atualmente, mais de 90 mil famílias no estado já recebem o benefício, mas muitas deixam de ter direito por não manter o cadastro atualizado, procedimento que deve ser feito a cada dois anos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Segundo Camila Pessoa, coordenadora da Energisa Acre, “há situações em que famílias de baixa renda não recebem a tarifa social porque os dados estão desatualizados na Energisa ou no CadÚnico do governo federal. Para que o desconto seja automático, é fundamental que o titular da conta de energia seja o mesmo CPF registrado no CadÚnico”.
Quem tem direito ao benefício
-
Famílias com consumo de até 80 kWh por mês e renda per capita de até meio salário-mínimo podem ter isenção total no consumo de energia.
-
O desconto não se aplica a ICMS e contribuição de iluminação pública, que seguem regras estaduais e municipais.
-
Clientes com BPC, famílias indígenas, quilombolas ou atendidas pelos Sistemas Isolados (SISOLs) pagam apenas pelo consumo que exceder 80 kWh.
Os interessados devem procurar o CRAS do seu município para atualizar o cadastro. Para mais informações, a Energisa disponibiliza os seguintes canais de atendimento:
-
Call Center: 0800 647 7196
-
Aplicativo: Energisa On
-
Site: energisa.com.br
-
WhatsApp: Gisa (68) 99233-0341