Uma adolescente de 17 anos, natural do Oriente Médio, precisou passar por uma cirurgia de emergência após médicos identificarem uma enorme bola de cabelo em seu estômago. O caso raro, conhecido como “síndrome de Rapunzel”, foi relatado em um estudo publicado na revista Journal of Surgical Case Reports por pesquisadores da Arábia Saudita e do Egito.
A jovem procurou atendimento médico com fortes dores abdominais, episódios recorrentes de vômito e dificuldade para engolir alimentos. De acordo com os cuidadores, ela tinha histórico de pica, um transtorno alimentar caracterizado pela ingestão compulsiva de substâncias que não são alimentos — no caso dela, fios de cabelo.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Exames mostraram aglomerado de cabelos no estômago e que se estendia até o duodenoDivulgação/Journal of Surgical Case Reports Divulgação/Journal of Surgical Case Reports
Voltar
Próximo
Leia Também
Saúde
Filho de Simone Mendes vai parar no hospital e é diagnosticado com gastroenterite
Saúde
Neto de Ana Maria Braga aspira apito e é hospitalizado: “Começou a apitar à noite”
Saúde
Maria Alice, filha mais velha de Virginia e Zé Felipe, é internada em São Paulo
No exame clínico, os médicos perceberam que o abdômen estava inchado e dolorido, além de apresentar uma massa firme ao toque. Exames de imagem confirmaram a suspeita: um grande aglomerado de cabelos ocupava todo o estômago e se estendia até o duodeno, quadro típico da síndrome de Rapunzel.
“Devido ao tamanho, não foi possível remover o material por endoscopia. Foi necessário realizar uma cirurgia aberta sob anestesia geral”, descrevem os autores do estudo. A operação, que durou cerca de três horas, conseguiu extrair a bola de cabelo intacta.
Após o procedimento, a paciente apresentou boa recuperação, recebeu alta hospitalar quatro dias depois e foi encaminhada para acompanhamento psiquiátrico e terapia comportamental, a fim de evitar a reincidência.