Aos 14 anos, a acreana Ana Joyce do Carmo Gomes coleciona feitos extraordinários em sua trajetória educacional. Cursando o 1º ano do ensino médio, a jovem identificada com altas habilidades/superdotação acaba de ser aprovada em 14 cursos superiores – incluindo oito universidades públicas – espalhados por 12 instituições de ensino do Brasil. Entre as conquistas estão vagas em medicina, odontologia, engenharia agronômica e licenciaturas.
Apesar do leque de opções, seu sonho permanece intacto: estudar medicina na Universidade de São Paulo (USP). As múltiplas aprovações, explica, foram um “teste” de seu desempenho. Agora, Ana Joyce se dedica a um cursinho preparatório para o Enem 2026, conciliando as aulas regulares do ensino médio no período diurno com os estudos voltados para o vestibular no noturno.
Sua mãe, Vânia do Carmo Nery, compartilha a confiança no potencial da filha:
“Ela sempre estudou com adultos e se dá super bem. Disse a ela que só depende do seu desempenho. Se estivesse interessada em qualquer um dos cursos que passou, eu teria entrado na Justiça para que pudesse cursar, mas como quer a USP, vai estudar um pouco mais até alcançar seu objetivo.”
Rotina de dedicação e novos aprendizados
Além da escola e do cursinho, Ana Joyce frequenta o Centro de Estudos de Línguas (inglês e japonês), pratica badminton e toca piano e ukulele. Ela é acompanhada há cinco anos pelo NAAH/S – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação.
Sua rotina é intensa, mas organizada com autonomia:
“Fico de manhã na escola, à tarde durmo um pouco, depois vou para as aulas de idiomas, faço badminton e à noite estudo. Às vezes é cansativo, mas descanso aos fins de semana”, relata a adolescente.
Segundo a mãe, o ritmo é estabelecido pela própria Ana:
“São escolhas dela. Se estiver muito cansada, a busco mais cedo, mas ela é aplicada e faz porque gosta.”
Confira a lista de aprovações de Ana Joyce:
-
Medicina (Uninorte)
-
Medicina Veterinária (UDC)
-
Odontologia (Unipar)
-
Enfermagem (Iesfi)
-
Engenharia Agronômica e Matemática (Ufac)
-
Física (Ifac)
-
Letras/Português (Unir)
-
Geografia e Ciências Biológicas (UFR)
-
Licenciatura em Computação (UFRB)
-
Pedagogia (IFPB)
-
Direito (Uniamérica)
-
Música (Ufam)
Com disciplina e apoio familiar, Ana Joyce segue construindo uma trajetória inspiradora – provando que dedicação e talento podem abrir portas em qualquer idade.
Fonte :G1 Ac