Nesta quinta-feira (4/09), a Seleção Brasileira entra em campo no Maracanã, no Rio de Janeiro, contra o Chile pela penúltima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 contra o Chile às 21h30. Sem riscos de perder a vaga, já assegurada após vitória contra o Paraguai em junho, o Brasil entra em campo naquele que pode ser o último jogo em solo brasileiro antes da Copa e na reta final de testes do técnico Carlo Ancelotti para a entrega da lista de convocados definitiva.
Vale alguma coisa?
Do ponto de vista da classificação para Copa, não. Nem para Seleção Brasileira, já classificada, e nem para o Chile que, afundado na lanterna, já não possui chances de vaga para Copa ou até mesmo a repescagem.
Veja as fotosAbrir em tela cheia O elenco da Seleção Brasileira em jogo contra o ParaguaiO elenco da Seleção Brasileira em jogo contra o Paraguai /Reprodução/Rafael Ribeiro/CBF Campeão da Champions com o PSG, Marquinhos seguiu com a braçadeira de capitão na Seleção.Rafael Ribeiro/CBF A Seleção está atrás de Argentina e Equador na tabela de classificação.Rafael Ribeiro | CBF Carlo Ancelotti na coletiva de imprensa da Seleção BrasileiraReprodução/Instagram: @cbf_futebol Carlo Ancelotti comanda treino da Seleção BrasileiraReprodução/Instagram: @cbf_futebol Seleção ficou no empate com o Equador pelas Eliminatórias / Foto: Rafael Ribeiro (CBF) Seleção ficou no empate com o Equador pelas Eliminatórias / Foto: Rafael Ribeiro (CBF) Seleção ficou no empate com o Equador pelas Eliminatórias / Foto: Rafael Ribeiro (CBF)
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“É um crime”: dispara Galvão sobre suposta camisa vermelha da Seleção Brasileira
Esportes
“Acho que ele vai ficar no Santos”, diz Neymar pai sobre renovação do filho
Esportes
“Ancelotti é o melhor técnico do mundo na atualidade”, diz presidente da CBF
Esportes
“Feliz com a convocação. É sempre um orgulho representar o Brasil”, diz Gerson
Os testes de Carleto
No entanto, a partida pode valer muito para tirar algumas dúvidas às quais Carlo Ancelotti tem no elenco. Sem ainda ter convicção nas laterais, o jogo pode ser fundamental para os jogadores das beiradas de campo. Para a partida de hoje, Douglas Santos, do Zenit, pela esquerda, e Wesley, recém-saído do Flamengo, atualmente na Roma, pela direita, devem ser os titulares. Na zaga, Marquinhos, capitão deve ser mantido no time, enquanto Gabriel Magalhães, do Arsenal, ganha uma oportunidade.
Ancelotti também busca definir como será montado o esquema ofensivo e quais peças pretende utilizar. Sem contar com jogadores como Vini Jr., Rodrygo e Neymar, Raphinha será o responsável por ser o “craque” no setor ofensivo. Além disso, Ancelotti deve utilizar um novo esquema tático com quatro jogadores no ataque, com dois pelas beiradas e dois mais centralizados.
A proposta é diferente do que foi feito contra o Equador e o Paraguai, quando o técnico priorizou um esquema com três jogadores no setor ofensivo. Na titularidade devemos ter uma rodada de “testes”, com João Pedro, em alta após chegada no Chelsea, como centro-avante titular, e Estêvão, ex-Palmeiras e atual companheiro de time do camisa 9, como segundo homem de ataque. Raphinha, pela direita, e Gabriel Martinelli, pela esquerda, serão os pontas titulares.
No meio campo, não há grandes mistérios, Casemiro e Bruno Guimarães se mantêm como titulares. Além das peças do time titular, é grande a expectativa para o retorno de Lucas Paquetá, que deve iniciar a partida no banco de reservas.
Último jogo no Brasil antes da Copa?
Ainda não é uma informação oficial, mas é grande a possibilidade da partida de hoje ser a última da Seleção em solo brasileiro antes da Copa do Mundo de 2026. Em entrevista durante a convocação, o presidente Samir Xaud não confirmou, mas admitiu a possibilidade de o jogo no Maracanã ser o último no Brasil.
Após o jogo de hoje, o Brasil embarca para El Alto, na Bolívia, onde encerra sua participação nas eliminatórias contra os donos da casa na próxima terça-feira (9/09) às 20h30. Em outubro, a Seleção embarca para Ásia, onde fará amistosos contra a Coréia do Sul, em Seul, e o Japão, em Tóquio.
Depois destes amistosos, o Brasil ainda terá compromissos em datas FIFA antes da Copa, com amistosos ainda sem definição, em novembro deste ano, março de 2026, e junho de 2026. Com isso, Ancelotti terá mais três convocações ao todo para fazer testes finais antes da última lista, uma vez que a data FIFA de junho do próximo ano já será realizada com o elenco convocado para o Mundial.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!