Nesta quarta-feira (17/9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ordenou o recolhimento de um lote do medicamento para estimular a produção de urina pelo organismo, o Furosemida – 10,0 mg/ml Sol. Inj. Cx 100 Amp Vd Amb X 2 ml, produzido pela farmacêutica Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda.
A comercialização, distribuição e uso do lote 2411191, com validade até 30/11/2026, foi suspensa no Brasil. A medida foi tomada após a identificação de material semelhante a cacos de vidro. Um parecer da Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul (SC) confirmou o desvio de qualidade.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Anvisa determina recolhimento de medicamento para urina com suspeita de presença de caco de vidroReprodução Hypofarma Anvisa determina recolhimento de medicamento para urina com suspeita de presença de caco de vidroReprodução br.freepik.com remédios genéricos mais vendidosReprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Saúde
ANVISA manda recolher lote de sorvete por não informar sobre alergênicos
Saúde
Anvisa anuncia recolhimento e suspensão de lote de whey e canela
Notícias
Anvisa anuncia suspensão da interdição de creme dental da Colgate
Saúde
Anvisa aprova testes da vacina do Butantan contra a gripe aviária em humanos
Quem identificar o lote citado deve informar a Agência pelos canais de atendimento ou a Vigilância Sanitária (Visa) local, utilizando os canais disponíveis no portal da Anvisa.
Segundo o site da farmacêutica, o medicamento é indicado para tratar edemas devido a doenças cardíacas e doenças hepáticas (ascite); edemas devido a doenças renais; insuficiência cardíaca aguda; eliminação urinária reduzida devido à gestose; edemas cerebrais como medida de suporte; edemas devido a queimaduras; crises hipertensivas e indução de diurese forçada em envenenamentos.