Início / Versão completa
Geral

Após Lula receber Motta, Planalto chama líderes para debater anistia

Por Metrópoles 15/09/2025 16:27
Publicidade

À frente da articulação política do Palácio do Planalto, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, chamou líderes da Câmara para uma reunião na noite da segunda-feira (15/9), para tratar sobre a anistia.

Publicidade

O encontro acontecerá horas após Gleisi discutir o tema em um almoço com o presidente Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), no Palácio da Alvorada, residência oficial do petista.

 

4 imagensFechar modal.1 de 4

Presidente da Cãmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e presidente Lula

Publicidade

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES 2 de 4

O presidente da Câmara, Hugo Motta

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 4

Gil Ferreira/SRI4 de 4

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, chamou ministros para traçar estratégia contra a anistia do 8/1

Gil Ferreira/SRI

O encontro com deputados convocado por Gleisi deve acontecer no Palácio do Planalto e ocorrerá um dia antes da reunião de líderes ampliada da Câmara, na qual o destino do projeto da anistia deve ser definido.

Segundo fontes ouvidas pela coluna, Gleisi convidou para a conversa lideranças de partidos aliados, como PSB, PSOL e o PT. O objetivo será discutir para evitar a votação ou para votar e derrubar a urgência da anistia.

Há duas semanas, diante da pressão de partidos como o PL, União Brasil, PP e Republicanos para pautar a proposta, Motta avisou que voltaria ao tema após o fim do julgamento do STF sobre a trama golpista.

O julgamento foi encerrado na quinta-feira (11/9), quando a Primeira Turma do Supremo condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão. O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) pegou 16 anos.

Leia também

O almoço de Lula e Motta

Além da anistia, Lula e Motta conversaram no almoço sobre projetos de interesse do governo. Entre eles, o que aumenta a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.

Os dois também falaram, segundo relatos, sobre o projeto dos minerais críticos e sobre a sanção do projeto para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital, cujo prazo se encerra nesta semana.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.