O ex-presidente do Brasil e condenado a 27 anos por tentativa de golpe, Jair Messias Bolsonaro, foi diagnosticado com câncer de pele conforme boletim médico emitido nesta quarta-feira (17/9). Na última terça-feira (16/9), ele precisou ser internado no Hospital DF Star, em Brasília, com vômitos, tontura, queda da pressão arterial e pré-síncope.
O médico Claudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica que acompanha o ex-presidente, explicou que o laudo identificou um tipo específico da doença. O boletim médico divulgado à tarde detalhou a “presença de carcinoma de células escamosas ‘in situ’, em duas das oito lesões removidas”.
Veja as fotosAbrir em tela cheia O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)Reprodução O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)Foto: Antonio Augusto/STF
Jair Bolsonaro (PL) Foto: Ton Molina/STF Jair BolsonaroFoto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Jair Messias BolsonaroFoto: Evaristo Sá/AFP
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
“Alcolumbre deixou claro que o Senado não vai se curvar à chantagem”, afirma Randolfe
Política
“Eles não voltarão”, diz Lula em primeiro discurso após operação da PF contra Bolsonaro
Notícias
“Falta caráter”, dispara Bolsonaro contra Pablo Marçal
As lesões cancerígenas foram localizadas no tórax e em um dos braços de Bolsonaro. Todo o procedimento, incluindo a remoção e as análises posteriores, foi realizado em São Paulo pela equipe liderada por Birolini.
“Duas das lesões vieram positivas para o carcinoma de células escamosas, que não é nem o mais bonzinho e nem o mais agressivo, mas, ainda assim, é um câncer de pele”, declarou Claudio Birolini. O médico classificou as lesões como “precoces” e afirmou que o quadro “demanda apenas de avaliação periódica”.
A equipe médica informou que o ex-presidente não precisará de tratamentos mais invasivos neste momento, devido ao estágio inicial das lesões. O acompanhamento periódico será suficiente para monitorar sua condição de saúde.
A intervenção para remoção das oito lesões de pele fazia parte do acompanhamento médico regular do ex-presidente e ocorreu três dias antes da divulgação dos resultados dos exames.