Manifestantes de esquerda e de direita participam de protestos por todo o país durante os eventos de 7 de Setembro. Em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, as pautas levantadas giram em torno da soberania no Brasil, perante ações dos Estados Unidos contra o país; da pauta da anistia tanto para Jair Bolsonaro (PL), quanto para os condenados pelo 8 de janeiro; e ainda traz críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros, com ênfase maior contra o ministro Alexandre de Moraes.
Acompanhe ao vivo:
Em Brasília, a reunião da direita pede liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), anistia ampla e impeachment do ministro Alexandre de Moares. Contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parte de simpatizantes da direita foi às ruas no Distrito Federal neste 7 de Setembro, data do 203º aniversário da Independência do Brasil.
Pela esquerda, manifestantes se reuniram, na manhã deste domingo (7/9), na Praça Zumbi dos Palmares, no Conic, para participar do Grito dos Excluídos. O protesto defende a soberania do país e rejeita a anistia aos acusados de envolvimento com a trama golpista.
São Paulo
Com bonecos infláveis do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vestido de presidiário e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, associado ao escândalo sexual do financista americano Jeffrey Epstein, manifestantes de esquerda se concentram na Praça da República, no centro de São Paulo, para o ato organizado por centrais sindicais, frentes populares e partidos políticos.
Os manifestantes misturam bandeiras vermelhas com bandeiras nacionais, criticam o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, defendido pelos bolsonaristas, e atacam a tentativa de interferência do governo Trump no julgamento do ex-presidente por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF). “O Brasil é dos brasileiros”, diz uma das faixas na manifestação, convocada “em defesa da soberania nacional”.
Por outro lado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), participaram do desfile cívico militar de 7 de Setembro, no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da cidade.
O ato da direita em SP está marcado para as 15h deste domingo (7/9) na Avenida Paulista. No primeiro ato bolsonarista desde a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), as grandes atrações devem ser a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o pastor Silas Malafaia.
Rio de Janeiro
Manifestações contra anistia e pró-anistia marcam o 7 de Setembro no Rio de Janeiro. Neste domingo, o tradicional desfile cívico-militar ocorreu no Centro do Rio. Os protestos, no entanto, estão espalhados pela cidade, tanto da direita quanto da esquerda.
Em Copacabana, milhares de pessoas se reúnem com faixas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Alexandre de Moraes em evento pró-Bolsonaro e pró-anistia. O senador Flávio Bolsonaro (PL) está na manifestação entre os postos 4 e 5, onde também é esperada a presença do governador Cláudio Castro.