O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), anunciou nesta quinta-feira (11) os 15 finalistas da 3ª edição do Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Acre (Qualicafé), que avançam para a fase final do certame.
Ao todo, 48 produtores se inscreveram, sendo 38 habilitados após avaliação das amostras nas fases sensorial e física. A premiação ocorrerá no dia 10 de outubro, em Rio Branco, e os nove primeiros colocados receberão troféus e certificados. Todos os 15 finalistas também terão a oportunidade de participar da Semana Internacional do Café (SIC), em novembro, em Belo Horizonte (MG).
Segundo o secretário de Agricultura, Luís Tchê, esta edição marca um avanço em relação às anteriores, pois todas as etapas do concurso foram realizadas no Acre. “Ao longo desses três anos, realizamos capacitações com os produtores e já vemos resultados. Nossa intenção é valorizar o produtor e incentivar a cadeia produtiva do café”, afirmou.
O Sebrae, parceiro do governo na realização do concurso, investiu R$ 2,2 milhões em apoio aos cafeicultores acreanos, com foco na gestão dos negócios e abertura de novos mercados. O diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, destacou que o concurso incentiva a produção de cafés de alta qualidade e práticas agrícolas sustentáveis.
O provador de café Janderson Dazelen, de Rondônia, elogiou a qualidade das amostras acreanas. “A maioria alcançou pontuações altíssimas, mostrando cafés de altíssima qualidade. Além de sabor, acidez, corpo e equilíbrio, esses cafés carregam a história da região, agregando valor à produção”, afirmou.
O concurso é uma realização da Seagri, em parceria com o Sebrae e o Idaf, com patrocínio de diversas empresas e instituições, entre elas a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), MaquiParts, J.S. Costa, Budny Indústria e Comércio, Café Contri, Palini & Alves, Belrio Comércio e Ferlim Indústria.
Finalistas (em ordem alfabética):
-
Daniel da Silva Cardoso – Porto Acre
-
Elizângela Barbosa da Silva – Brasileia
-
Felipe de Lara Caffer – Acrelândia
-
Francisco das Chagas Cardoso – Assis Brasil
-
Francisco Romoaldo da Silva – Mâncio Lima
-
Gabriela de Freitas Tavares – Rio Branco
-
José Sebastião de Oliveira – Xapuri
-
Lucas Silva dos Santos – Brasileia
-
Luiz Ferreira das Chagas – Cruzeiro do Sul
-
Marcos Araújo Lima – Cruzeiro do Sul
-
Maria do Socorro Pontes de Souza – Porto Acre
-
Patrick Souza da Silva – Porto Acre
-
Raimundo Nascimento da Silva – Acrelândia
-
Valderi da Silva Cunha – Assis Brasil
-
Vanderlei de Lara – Acrelândia